sábado, 20 de março de 2010

"ó pra mim a comprar o Sol!"

Só comprei o Sol uma vez: quando saíu o primeiro número. Desde então considerei que não valia a pena gastar dinheiro. Muito antes, portanto, de o Semanário do inefável Saraiva ter aderido ao escutismo.

Hoje comprei. E porquê? Porque António Coimbra de Matos, um "guru" da psicanálise e um dos homens mais fantásticos da sociedade portuguesa dá uma extensa entrevista, de que recomendo a leitura.

Coimbra de Matos, psiquiatra, com competência especial na infância e adolescência, vitivinicultor, duriense,  homem de bons gostos, pensador livre, é inigualável. Sem papas na língua. Directo, sincero, espontâneo, conseguindo combinar o narcisismo com a humildade. Interessante. Estimula o pensar - que mais poderemos querer? É um homem livre e faz-nos mais livres. 80 anos com a jovialidade dos 25, mas com a maturidade da idade que tem. Que mais poderemos, realmente, querer?

4 comentários:

miguel disse...

Provavelmente vou comprar a " Sol " pela primeira vez, porque costumo valorizar os teus conselhos. O engraçado é que hoje comprei ( com motivos ) o diário Económico pela primeira vez. Comprei o "I" ,também, porque vem com um artigo sobre o " Clube do Stress". e comprei como de costume o " Público".

Enfim, agi, este fim-de-semana como se fôra um consumista descontrolado , o que , de todo em todo, não é verdade!

Uma nota àparte: mesmo na imprensa cujo conteúdo não interessa a ninguém , acho que temos gente a escrever muito bem, isto é, temos jornalistas talentosos e com potencial, porque , entre eles, há muitos jovens. Dê-se-lhes oportunidades e , neste aspecto, acho que o país ficará bem servido.

Mário disse...

Miguel - Espero que gostes da entrevista. Os livros do Coimbra, apesar de técnicos, são muito coloquiais. É um grande pensador.

Virginia disse...

Compro o sol há umas semanas - alias é o meu filho que o compra - ainda tem uns dvds para crianças que dão jeito. Raramente o leio, mas a revista TABU traz coisas interessantes. Li essa entrevista toda por razões que não vêm ao caso. Cada vez gosto mais de ler sobre pessoas interessantes que fazem mover o mundo e esquecer os m... todos que nos governam e cujo interesse é 00000000!

Vai ao meu blogue ver o que lá tenho sobre V.Gogh. Uma obra colossal, que se pudesse, comprava já!!

bjo

Unknown disse...

Grande Senhor, conheço bem alguns dos seus livros devido à minha profissão (psicologo clinico. Devo confessar que no inicio (do curso) foi dificil compreender, mas agora acho-o, como o Mário disse, uma competência na área da infância e adolescência, sempre actual, e incisivo.

Grande Senhor