sexta-feira, 14 de novembro de 2008

muito bera!

Numa altura em que - quer Obama, quer McCain - revelam que se pode ser bom político nos States, convém lembrar alguém que nasceu faz hoje cem anos.
Senador republicano, foi a face da perseguição a tudo e todos que considerasse "comunistas" ou "liberais".

Nenhuma área da vida cívica dos EUA escapou, mas foram sobretudo os artistas, criativos, escritores e intelectuais que sofreram a sanha perseguidora de McCarthy e seus sequazes, nos anos 50, em julgamentos que quase se assemelhavam aos da antiga União Soviética (a diferença é que, apesar de tudo, algo saltava para o exterior e os cidadãos podiam indignar-se...).

Felizmente a razão prevaleceu, no Senado, e McCarthy recebeu um voto de censura. Morreu com 48 anos, de cirrose hepática alcoólica.

Provavelmente re-encarnou em Sarah Pallin...

2 comentários:

Virginia disse...

Este homem foi o que há de pior para a cultura e democracia dos EUA. Há inúmeros livros - lembro Philip Roth I married a Communist, filmes como - A Lista Negra documentários, etc. que relatam cenas verdadeiramente dramáticas como o caso Rosemberg. Foi uma época terrível, só compreensível (?) pelo ambiente de Guerra Fria que se instalou nos anos 50.
Ainda me lembro da empregada duma amiguinha nossa - tu ainda nem eras nascido - se pôr a assustar a miuda, dizendo, que se ela não fosse para casa, vinha o avião comunista buscá-la!!!
Em Portugal.....:)))

Huckleberry Friend disse...

Vale a pena ver o file Good night and good luck, de George Clooney, sobre este período da História dos EUA. Beijos.