terça-feira, 11 de novembro de 2008

São Martinho

Reza a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e de frio, porque estava quase nu. O dia estava chuvoso e frio, e o velho estava encharcado.

O cavaleiro, de seu nome Martinho, mostrou a sua bondade e espírito solidário. Cortou então a sua grossa capa ao meio, com a espada, e ofereceu uma das metades ao mendigo, ficando ele próprio exposto ao frio.

A chuva parou e apareceu no céu um sol quente e reconfortante. COmo de Verão se tratasse...


A meteorologia e o Verão de S. Martinho
Depois do verdadeiro Verão, um outro Verão instala-se à volta do mundo. As estatísticas meteorológicas dos últimos 200 anos são a prova de que, todos os anos, em meados de Novembro, os centros de alta pressão no Atlântico e Europa tornam-se mais consistentes. E o fenómeno do bom tempo parece ser uma ocorrência internacionalmente reconhecida, especialmente no Canadá e costa leste dos EUA, bem como em Portugal e nos países do Mediterrâneo, e até no norte da Europa - a este fenómeno chama-se o "Verão de São Martinho". No Canadá é o "Indian Summer", na Suécia o “Birgitta Summer”, e na Finlândia o “Turning of the Leaves”.

Sol, calor relativo e calmaria. Mesmo com o aquecimento global, o efeito estufa e outras coisas "góricas". Aproveitemo-lo, com uma boa água pé, castanhas e uns petiscos. Mata-se o porquinho e prova-se o vinho.


E um abraço especial ao Sr. Eduardo, claro!

1 comentário:

Virginia disse...

Aqui chove...pelo menos choveu toda a noite. Não está frio, mas queria-se um solzinho para nos aquecer. O que vale é a maravilha das árvores doiradas, castanhas e avermelhadas que se vêem em tudo quanto é praçoa, jardim, ruela e beco. O que o Porto tem de espeical - em relação a Lisboa é que não há rua sem verdes, que na humidade dos muros brotam espontaneamente. Este tempo , mesmo com chuva, é lindo. Ontem tirei muitas fotos na Boavista e Casa da Música e o chão estava juncado de folhas...

Os meninos têm a festa das Lanternas no Colégio Alemão, fogueira e castanhas. Há 29 anos que sei o que isso é...geração após geração...