segunda-feira, 30 de março de 2009

ainda há homens lúcidos e corajosos...

Uma salva de palmas para o Bispo de Viseu, pelas suas declarações: "Quem tem uma vida sexual activa tem obrigação moral de se prevenir e não provocar a doença na outra pessoa. Aqui, o preservativo não somente é aconselhável como poderá ser eticamente obrigatório.”.

A Santa Sé está a "estudar a resposta" - pois que estudem, estudem, estudem, que bem precisam de aprender.

basta uma migalha para termos esperança - seremos parvos?


Mais uma vez, a promessa: Portugal terá um Programa Nacional de Prevenção dos Acidentes Infantis.

Até agora, estas "ameaças" são recorrentes e limitam-se a parangonas ou a medidas avulsas, sem consistência nem coerência. Exceptua-se o ministério de Maria de Belém Roseira, que tentou estruturar estes objectivos, através de um Grupo de Trabalho no qual acreditava, e que escutava, para definir políticas, campanhas e outras coisas mais. Exceptua-se também o excelente Programa de Segurança dos Espaços de Jogo e de Recreio, "encomendado" e posto em prática, sem medo, pelo actual Primeiro-Ministro, na altura Secretário de estado do Ambiente. Exceptua-se Carlos Loureiro, Secretário de Estado da Administração Interna, em 1994, quando decidiu corajosamente legislar sobre o transporte seguro no automóvel.

Tirando estas excepções, tudo o mais tem sido "para inglês ver". Muitas crianças morrerão, certamente, por azares do destino, por negligência dos pais e porque os humanos não são perfeitos. Mas muitas morreram e morrem porque o grau de eficiência dos políticos é grande, bem como o atraso da regulamentação das leis e a fiscalização e reforço rigorosos destas. Pena é que, para muita gente, sejam apenas números que baixam e sobrem conforme se está no Governo ou na Oposição, esquecendo que são pessoas, indivíduos, com nome, com família, com amigos, e com direito à vida e à qualidade de vida. E à segurança.

Pode ser que seja desta... pelo menos o programa chama-se PASI (Programa de Acção para a Segurança Infantil), que é um anagrama de APSI (Associação para a Promoção da Segurança Infantil) e de PAIS (os máximos responsáveis pela defesa da integridade física das crianças)...

domingo, 29 de março de 2009

num dia de vento e sol. Tisnados pela vida...


Poema: Jacques Brel
Fotografia: MC

Les vieux ne parlent plus ou alors seulement parfois du bout des yeux
Même riches ils sont pauvres, ils n'ont plus d'illusions et n'ont qu'un coeur pour deux
Chez eux ça sent le thym, le propre, la lavande et le verbe d'antan
Que l'on vive à Paris on vit tous en province quand on vit trop longtemps
Est-ce d'avoir trop ri que leur voix se lézarde quand ils parlent d'hier
Et d'avoir trop pleuré que des larmes encore leur perlent aux paupières
Et s'ils tremblent un peu est-ce de voir vieillir la pendule d'argent
Qui ronronne au salon, qui dit oui qui dit non, qui dit: je vous attends

Les vieux ne rêvent plus, leurs livres s'ensommeillent, leurs pianos sont fermés
Le petit chat est mort, le muscat du dimanche ne les fait plus chanter
Les vieux ne bougent plus leurs gestes ont trop de rides leur monde est trop petit
Du lit à la fenêtre, puis du lit au fauteuil et puis du lit au lit
Et s'ils sortent encore bras dessus bras dessous tout habillés de raide
C'est pour suivre au soleil l'enterrement d'un plus vieux, l'enterrement d'une plus laide
Et le temps d'un sanglot, oublier toute une heure la pendule d'argent
Qui ronronne au salon, qui dit oui qui dit non, et puis qui les attend

Les vieux ne meurent pas, ils s'endorment un jour et dorment trop longtemps
Ils se tiennent la main, ils ont peur de se perdre et se perdent pourtant
Et l'autre reste là, le meilleur ou le pire, le doux ou le sévère
Cela n'importe pas, celui des deux qui reste se retrouve en enfer
Vous le verrez peut-être, vous la verrez parfois en pluie et en chagrin
Traverser le présent en s'excusant déjà de n'être pas plus loin
Et fuir devant vous une dernière fois la pendule d'argent
Qui ronronne au salon, qui dit oui qui dit non, qui leur dit: je t'attends
Qui ronronne au salon, qui dit oui qui dit non et puis qui nous attend.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Mimicri - a arte do “faz de conta”


Não deverá existir nenhuma pessoa que não goste de fingir, de imaginar, de entrar no mundo do irreal, da fantasia. Alguns passam lá bastante tempo e criam (e recriam) ambientes e pessoas. "Mimicri" é a palavra grega para este jogo, o jogo do "faz-de-conta".

Mesmo sem chegar ao ponto dos amigos imaginários, fenómeno normal em crianças mas que assusta os pais e familiares, é vulgar brincar-se toda a vida, simulando autênticas peças de teatro, muitas vezes com argumentos decalcados da vida real, nos quais se espelham o que agrada e desagrada, e através dos quais se sublimam algumas das frustrações.

O teatro, role play ou dramatização, tem uma representação essencial na actividade humana e é um dos jogos mais importantes, juntamente com os de oposição, os de "azar", e os de vertigem. E se se conseguir juntar todos os outros ingredientes em "mimicri", então a festa é completa.

Quem leu Romeu e Julieta pôde assistir como, a pouco e pouco, se foram juntando estes diversos ingredientes - a oposição entre os membros das duas famílias ou entre os rivais amorosos, as condições fortuitas e aleatórias da sorte, e a vertigem da paixão e da vida vivida no "fio da navalha".

O Teatro nasceu em Atenas, associado ao culto de Dionísio, deus do vinho e das festividades. Hoje, no seu Dia Mundial, brinquemos um pouco connosco próprios e finjamos, controladamente. Sabe bem e faz bem, numa vida que nos força a ser demasiado "seriozinhos".

ainda se pode ir mais à profundidade do horror...

O assunto que tanto debatemos aqui não acabou, infelizmente.

Um dos últimos comentários nesta Entrada que refiro acima, dava conta do que tinha acontecido aos filhos de Silvya Plath e Ted Hughes, e cito o que escrevi: "Faltava dizer o que sucedeu a Nicholas Farrar Hughes; saíu do olhar público e leva uma vida tranquila, estando actualmente a trabalhar no Alaska como biólogo marítimo. Que não tenha o azar de encontrar a Sarah Palin!".

Pois, na semana passada, Nicholas Hughes suicidou-se, no Alaska, por enforcamento. Não consigo escrever mais nada sobre o assunto, porque não encontro, ou prefiro não encontrar, razões e motivos.

quinta-feira, 26 de março de 2009

birras idiotas, estéreis e anti-democráticas

O PSD está irredutível na recusa do nome de Jorge Miranda, proposto pelo PS, para o cargo de provedor de Justiça. A decisão final foi tomada ontem na comissão permanente do partido e radica apenas no facto de não ter sido uma escolha dos social-democratas, uma posição de princípio de Manuela Ferreira Leite.


Publico on-line


O que eu gostava de saber é a reacção do PSD se o PS tivesse escolhido a própria Ferreira Leite...

Jorge Miranda é inatacável - querem melhor Provedor? Já Laborinho Lúcio era outro garante das liberdades e dos direitos dos cidadãos. PS e PSD deitam fora o que de melhor há na sociedade portuguesa. Sugiro que fiquem dois provedores: Jorge Coelho e Dias Loureiro.

Apostila (para não escrever PS): se o processo cabe inteiramente à Assembleia da República, porque é que são as direcções partidárias do Blocão Centralão a decidir (ou a não decidir)? E os outros partidos com representação parlamentar? Ficam a ver se foi ou não penalti?

quarta-feira, 25 de março de 2009

porque o diabo veste de encarnado...


"Aproveito para vos anunciar que, enquanto for responsável por esta paróquia, não faço intenções de baptizar nenhum menino chamado Lucílio. Queiram dispor para tais propósitos dos serviços de uma paróquia vizinha", anunciou domingo o padre João José Marques Eleutério, de uma paróquia de Lisboa, antes do tradicional "Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe".

Expresso on-line


E agora? Leva um processo disciplinar da Liga, do Papa, do preservativo ou do Soares Franco?

terça-feira, 24 de março de 2009

e ainda...

E, lembra-me e muito bem a Catarina, foi também no dia 24 de Março de 1973 que os Pink Floyd lançaram o que, para mim, é o melhor album deles: The Dark Side of the Moon, que Roger Waters cantou, integralmente, no Rock´n Rio.

três acontecimentos marcantes no dia 24 de Março


Há 10 anos a NATO desencadeava os bombardeamentos aéreos sobre a Sérvia. Quantos civis morreram? Quantos desapareceram? A culpa não foi só de Milosevic...


Há vinte anos, o Exxon Valdez "entornava" o seu conteúdo nas costas america-canadianas, provocando a maior catástrofe ecológica devida ao petróleo.




Mas há 19 anos, Dom Óscar Romero, o Arcebispo de San Salvador, que nas homilias dominicais denunciava as violações de direitos humanos em El Salvador e manifestava publicamente a solidaridade com as vítimas da violência política, foi cobardemente assassinado durante a celebração da missa.


É dele a afirmação: "A missão da Igreja é identificar-se com os pobres. Só assim a Igreja encontrará a sua salvação."

À atenção de Bento XVI...

segunda-feira, 23 de março de 2009

daqui para diante já não marcamos penaltis...

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, deixou expresso, esta segunda-feira, em Luanda, ao Papa Bento XVI o compromisso no prosseguimento da construção de uma sociedade assente "no respeito pelos direitos humanos, na democracia e na justiça social".

JN on line


Infelizmente estas magníficas declarações não puderam ser registadas por Cândida Pinto, enviada do Expresso, impedida de entrar em Angola pelo governo "democrático" de José Eduardo dos Santos...

paulinho fedorento ou virgens ofendidas

Paulo Bento diz que não sairá directamente para Benfica ou Porto.

Publico on-line


Mas ele pensará que alguém o quer? Um autêntico espantalho, que pretende arranjar uma nova desculpa para esquecer o "à dúzia é mais barato" do Bayern? Um tipo que não tem mão no balneário pois não deixa ficar Miguel Veloso em Lisboa depois das declarações inacreditáveis que fez no aeroporto, e ainda o põs como titular?

Aliás, já fede a história do penalti. Não foi penalti, como é óbvio. Mas a teoria da cabala já enjoa.

E gostava de ter a resposta a estas questões:
- ainda faltavam 17 minutos + 3 ou 4 de tempo extra. Quem diz que o Benfica não poderia empatar? Esta de o SCP dar a vitória por garantida ao 73º minuto dá vontade de rir.
- quem marcou três penaltis e falhou ou permitiu a defesa de Quim, não foi a equipa de arbitragem;
- quem não meteu mais um golo nos tais vinte minutos que ainda faltavam, não foi a águia Vitória;
- a peitada do Pedro Silva foi o quê? Um carinho?
- o gesto do Paulo Bento a dizer "roubo" quereria significar "engano"... ou estaria ele com mioclonias?
- quantos golos já obteve o SCP irregularmente - ainda há duas jornadas, um fora de jogo quilométrico do Vujcevic deu golo - onde estavam os paladinos da "verdade desportiva"?
- todas ons insultos ao árbitro (de "ladrão" para cima), serão menos graves do que o desabafo do Nuno Gomes, no Porto, no tunel de saída, quando o Yebda foi castigado e um penalti inventado a favor do Porto? É que o Nuno levou dois jogos de suspensão, num sumaríssimo da Liga...
- e não houve antes uma falta, clara, dentro da área, sobre o David Luís, que daria penalti a favor do Benfica?

O Sporting está como a Manuela Ferreira Leite: "ninguém o ouve!" (felizmente). Ou como Sócrates, vitimizando-se.

Estão, no fundo, a fazer concorrência aos gatos: os novos Lagartos Fedorentos.
NOTA: como adepto fervoroso do Benfica, reconheço que NÃO foi penalti. E fico com pena de isto ter sucedido, embora não se possa dizer, a priori, que o Sporting teria ganho o jogo. Já vi reviravoltas a um minuto do fim, quanto mais a vinte...

domingo, 22 de março de 2009

a lembrar hoje, Dia Mundial da Água


No Dia Mundial da Água vale a pena relembrar:

- a água do abastecimento público (torneira), em Portugal, é potável e de excelente qualidade em mais de 95% dos concelhos;

- a água da torneira é controlada, em termos de qualidade, quinzenalmente;

- as águas "engarrafadas" são controladas apenas uma vez por ano, em amostras aleatórias;

- para fazer um litro de água "engarrafada" são necessários mais de 80 litros do precioso líquido;

- os plásticos e o vidro das garrafas constituem um problema ambiental grave;

- o plástico das garrafas, após uns meses (e lembremo-nos de que as garrafas ficam por vezes largos meses ou anos nos circuitos comerciais) libertam uma substância: o biosfenol-A, cujas acções sobre o sistema endócrino e eventualmente cancerígeno começam a ser bem conhecidas;

- um litro de água da torneira custa, em média, 5.000 (cinco mil!) vezes menos do que um litro de água servido, por exemplo, num restaurante;

- conceptualmente, a água deveria ser gratuita, já que representa a Vida: não se recusa a ninguém, nem se vende. Em muitos países (França, EUA), a água é colocada na mesa do cliente, em garrafas, gratuitamente.


Assim, apelo a todos que consumam água do abastecimento público e não andam a comprá-la e a dar dinheiro fácil e escusado a outrém: essas firmas que dêem a água onde ela faz falta - aos países em vias de desenvolvimento, onde a água é fonte de diarreias, doenças infecciosas e morte.

Quem comprar uma garrafinha (das pequenas) por dia, a 0,8€, gastará, ao fim de um ano... 250€. Custa a crer, não é? E terá desperdiçado, por cada garrafinha, 30.000 litros de água, além de poluir o ambiente com mais de trezentas garrafas de plástico que só desaparecerão daqui a... 500 anos!

sábado, 21 de março de 2009

dia mundia da Poesia

Celebra-se hoje
Aqui ficam três poemas meus, em homenagem a uma das mais sublimes formas de expressão de sentimentos, afectos e ideias - nomeadamente o amor.


Amar-te assim

Amar-te assim
É condição sublime
É a terra firme
Do barco que naufraga
É entre as vagas
Ver o horizonte
É seres para mim a fonte
Que me alaga

Amar-te assim
É uma situação vibrante
Ser navegante
Em rumo tão diverso
É velejar no universo
E na substância
É seres a consonância
Do meu verso

Amar-te assim
É missão transcendente
É ser vidente
Sem bola de cristal
É retomar do animal
O instintivo
E seres o bálsamo curativo
E natural




Se

Se no gesto despedida
Levares o mar e o vento
Que me importa suspirar
Se terei de lastimar
A solidão e o lamento


Será forma de argumento
Para esquecer uma vida?

Se no gesto de sumires
Levares a boca e o beijo
Que me importa continuar
Se terei de respirar
O ar carente de Tejo


Se vai contigo o desejo
Porquê então tu partires?

Se no gesto do adeus
Levares o sol e a neve
Que me importa protestar
Se terei que viver leve
Como alguém que nada teve


Não sei bem como se escreve
A face negra de Deus



Je t´attends


Je t´attends, venir
mon amour
l´âme du plaisir
dans l´écume des jours
Comme une vague mourante
qui plaise
savante
et charmante
le sable velours

Je connais
mon amour
ta douceur
et la pesanteur
des vagues puissantes
Et j´essaie
ta saveur
naturelle
dans le sel
de la mer
qui me frappe le cœur

Je connais, mon amour
le goût d´un pleur
comme une fleur
de couleurs
à l´envers
Je te vois, mon amour
venir
comme un rusé chasseur
plein de fauves
amers
Je te pleure
et demeure
mes yeux
dans l´amante
charmante
du feu des retours

C´est pour ça, mon amour
que, toujours,
je t´attends
passionnément
dans l écume des jours.

chegou a Prima Vera!

Olá, pessoal.

Cheguei!

sexta-feira, 20 de março de 2009

pobre franciscano

O padre Vítor Melícias, ex-alto comissário para Timor-Leste e ex-presidente do Montepio Geral, declarou ao Tribunal Constitucional, como membro do Conselho Económico e Social (CES), um rendimento anual de pensões de 104 301 euros. Em 14 meses, o sacerdote, que prestou um voto de obediência à Ordem dos Franciscanos, tem uma pensão mensal de 7450 euros.


Até parece aquelas Carmelitas Descalças que agrediram um inimigo com um sapato...
Uma vez ouvi-o numa entrevista, na TV, a dizer que "nada queria de material, porque era apenas um pobre franciscano". Franciscano, talvez. Pobre?!?

Valeu a pena ser confessor de Guterres e de tantos outros...

uma imagem vale mais do que mil palavras

Descanso em Paris...

Bom fim de semana.

Fotografia: MC
Fotografado: anónimo... não foi MC!!!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Dia do Pai


Aos Pais que somos, seremos ou tivemos.

Escultura: Gustav Viggeland

quarta-feira, 18 de março de 2009

mais importante do que o Magalhães...

Para dar a ler a todas as crianças portuguesas...

Rania reina

Ich bin ein Jordaner!!!

terça-feira, 17 de março de 2009

e a inversa também é verdadeira...

Papa afirma que a SIDA não se combate com preservativos.

TSF on line


E a SIDA não se combate, definitivamente, com Papas, afirmo eu "de que"...

Lá Fhéile Pádraig - cores avulsas

Dia de StPatrick, Dia da Irlanda.

A flor do trevo verde foi usada por St Patrick para explicar a Santíssima Trindade aos irlandeses.

Apesar de inicialmente em azul, o traje acabou mesmo por assumir o tom verde.

Alguns protestantes usam a cor laranja, como forma de se desidentificarem e até de provocarem o desfile verde dos católicos, indo buscar a cor a Guilerme de Orange, Guilherme II de Inglaterra, Escócia e Irlanda.


Celebra-se hoje, 17 de Março.

Numa altura em que os campos portugueses estão lindos, com o amarelo da flor do trevo, também chamada, em muitos locais, a "flor da praga má".

segunda-feira, 16 de março de 2009

o carácter é coisa rara...

Em tempos de hipocrisia e maldicência, é bom salientar a verticalidade e o carácter, embora se pague sempre um preço por isso.

Manuel Cajuda afirmou ser benfiquista "desde pequeno, e de alma e coração". Imediatamente, algumas "virgens ofendidas" prontificaram-se a "cascar nele, se calhar projectando o que lhes ia dentro, como se um homem não pudesse ser treinador de uma equipa tendo o coração na outra, ou seja, não pudesse ter sentido ético e seriedade.

O espírito profissional de Cajuda revelou-se: o Guimarães ganhou, e merecidamente.
Escrevo eu isto, sendo benfiquista desde pequeno, e de alma e coração...
Parabéns, Manuel Cajuda!

sábado, 14 de março de 2009

saudades do Inácio...

Os polícias sinaleiros, tão típicos, quase desapareceram, com a chegada dos semáforos - estes são mais rápidos, trabalham 24 horas sem se queixar, e são eficientes, embora quando os automobilistas os desrespeitam e avançam todos nos cruzamentos, fazendo um "pé-de-galinha" rodoviário, muitos automobilistas se interroguem "por onde pára a polícia?"...

Ainda me lembro do Inácio, o sinaleiro-bailarino (houve quem dissesse que era um toureiro sem carreira), na esquina da Fontes Pereira de Melo, ali ao pé do que é agora o Forum Picoas.

Mas ainda há alguns, com as luvas brancas, capacete e apito. QUando são bons, são mesmo bons, e é pena que as crianças ouçam os pais chamar-lhes "chui", dizer mal deles porque o tráfego está execrável, ou culpá-los pelas suas próprias frustrações.

Fica aqui a lembraça e a homenagem.

sexta-feira, 13 de março de 2009

sofre de Parasquevidecatriafobia?


Pois Parasquevidecatriafobia é o medo irracional da sexta-feira 13, e este ano tivemos duas consecutivas, algo que só se repetirá em 2021.

Foi o psicoterapeuta Donald Dossey que inventou a palavra, dizendo que seria mais fácil curar a fobia do que pronunciar a palavra.

Paralelamente, designa-se por Friggatriscaidecafobia o receio de Freia, a deusa que inspirou as sextas-feiras nos países anglosaxónicos, germânicos e nórdicos.

De qualquer forma, o tempo está bom, primaveril, e desejo-vos um excelente fim da semana, antecipando um igualmente excelente fim-de-semana.

quarta-feira, 11 de março de 2009

the problem is the Dalai Lama, stupid!

PS, PSD, CDS-PP e PCP destacaram hoje os esforços do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, na consolidação da democracia naquele país e congratularam-se com o aprofundamento das relações entre Portugal e Angola.

Publico on-line


Destas declarações, os partidos terão de dar, segundo a Lei Vigente em Angola, 10% à Tchizé, filha de "dos Santos", 3% ao ano vitalícios para o próprio José Eduardo, e ainda prometer caçar dois oposicionistas e censurar três artigos de opinião, ir ao próximo banquete em Luanda para comemorar o facto de o neto do presidente já fazer xixi no penico, além de terem de gritar, duas vezes por semana, na AR, um sonoro "Viva o Grande Presidente da antiga colónia do fascismo português, agora uma pátria livre de todos os angolanos"

inspirem, suave mas amplamente...


Será que as árvores invernosas e cruas pretendem fechar-se sobre nós ou, pelo contrário, abrir-se-ão para nos deixar passar, a nós e ao sol desta Primavera precoce, que a Natureza já celebra em festim de flores, cores, pássaros e cantos?

E cada um, dentro de si, o que sentirá? Eu sei... mas falo exclusivamente por mim...

Este quadro é da Virgínia - mais um a juntar a tantos, belos e com o seu quê de enigmáticos.

terça-feira, 10 de março de 2009

Irra!

O IRA volta a matar, em 48 horas.

Não são
"independentistas" nem "guerrilheiros".
São cobardes. Assassinos. Terroristas.
São esterco.

Força Gerry Adams, força Gordon Brown.

Irra para o IRA!

Tibet - 50 anos de ocupação e opressão

Viva a Liberdade.

E os que não têm medo da China e recebem o Dalai Lama, sem ser em encontros "ocasionais" em museus, ou em salinhas anódinas na Assembleia.


E aqueles que falam de Gaza, e que omitem o Tibet? Ou os que condenam (e bem) o embargo a Cuba e não dizem nada sobre este embargo económico, cultural e filosófico ao Tibet? A cobardia e o oportunismo políticos não têm mesmo limites...

domingo, 8 de março de 2009

Dia Mundial da Mulher

Aqui fica a minha homenagem a todas as mulheres, representada nesta fotografia de Grace Kelly, um símbolo.

As mulheres, no seu conjunto, são a mais fabulosa criação do Universo, mesmo que algumas tenham profundos "defeitos de fabrico".

quarta-feira, 4 de março de 2009

happy birthday!

We the people of the United States, in order to form a more perfect union, establish justice, insure domestic tranquility, provide for the common defense, promote the general welfare, and secure the blessings of liberty to ourselves and our posterity, do ordain and establish this Constitution for the United States of America.


Faz hoje anos, a Constituição dos EUA. 220, para ser mais preciso.
Raramente se ouve mencionar tanto uma Constituição (mais as suas Emendas), e talvez não exista também nenhum país onde ela tenha tanta força, seja no exercício da cidadania, seja nos tribunais.

A Constituição, nos EUA, é sagrada - como deveria porventura ser em todos os países.
Alguém sabe o que a nossa diz? Talvez não fosse mau, até para entender minimamente os quês e porquês de algumas decisões.

segunda-feira, 2 de março de 2009

brilhante!

Admirável entrevista de Quique Flores ao novo canal da TVI, sendo a única nota negativa a indigência de Alexandra Lencastre como entrevistadora.

Futebol à parte - do qual se falou muito pouco, aliás, e nunca num sentido clubístico - a herança genética de Quique, desde Lola Flores a Alfredo Di Stefano, à sua já enorme experiência de vida, ocuparam gostosamente uma hora do meu serão de domingo, entre a alegria da queda dos nacionalistas bascos (pela primeira vez) à decepção da não continuação do governo de centro-esquerda na Galiza.

Enrique Sánchez Flores tem 44 anos. Mas, além do seu excelente palmarés como jogador e a sua nova experiência como treinador, o que ficou nesta entrevista foi o Homem, que elege Luther King e Gandhi como os seus "heróis", que execra qualquer pessoa que desencadeie uma guerra, que gosta de ópera e de Bruce Springsteen, ou que sente a morte como presença que já marcou, indelevelmente a sua vida, dando por isso valor à vida, sua, dos seus familiares, dos "terríveis" gémeos (como os classificou) e que agradece acordar vivo. Um homem que deseja para os que estão perto, apenas que sejam felizes e encontrem pessoas que os façam felizes.

Um homem que não diz, hipocritamente, que "o dinheiro não vale nada", mas que o coloca no seu lugar: o de contribuir para a felicidade, e apenas isso. Felicidade que parece construir com coisas pequenas, e a graça de ter saúde. O que mais o aflige, segundo confessou, é perder aqueles que ama.

O Troféu de Fair Play que lhe foi atribuído resume a vida deste homem. Posso estar enviezado por ele treinar o meu clube, mas gostei mesmo muito, o que mostra que nem tudo está podre no reino do futebol.

Charmoso, de riso sedutor, vivo, sensível, inteligente, arguto, simples, humano.
Quique: desculpo-te se perderes em casa, por 5-0, com o Bayern, ou até com o São Mamede da Infesta!

viva a capital dos Dinossauros!


O Museu da Lourinhã, conhecido pelos achados de fósseis de dinossauros, anunciou este sábado a descoberta de uma nova espécie de Estegossauro, animal do período do jurássico, com 150 milhões de anos.

A nova espécie, designada de Miragaia Longicollum, pertence a um dinossauro encontrado na localidade de Miragaia, em 2001.

"O animal caracteriza-se pelo pescoço comprido, de metro e meio, e pelas suas 17 vértebras. Sabíamos que era um estegossauro, mas quando começámos a contar vimos que eram vértebras a mais do que aquilo que era conhecido", disse à agência Lusa o especialista Octávio Mateus.

"Ainda que o pescoço de cerca de metro e meio do Miragaia longicollum possa parecer pequeno quando comparado com o dos gigantes saurópodes, as 17 vértebras cervicais representam mais cinco do que as do estegossauro e mais dez do que as da girafa", acrescenta o especialista num comunicado divulgado este sábado.

O crânio é o único conhecido de um estegossauro na Europa.

Este achado junta-se à colecção do museu da Lourinhã que tem como principal atracção um ninho com uma centena de ovos de dinossauros, alguns dos quais contendo embriões.