segunda-feira, 16 de março de 2009

o carácter é coisa rara...

Em tempos de hipocrisia e maldicência, é bom salientar a verticalidade e o carácter, embora se pague sempre um preço por isso.

Manuel Cajuda afirmou ser benfiquista "desde pequeno, e de alma e coração". Imediatamente, algumas "virgens ofendidas" prontificaram-se a "cascar nele, se calhar projectando o que lhes ia dentro, como se um homem não pudesse ser treinador de uma equipa tendo o coração na outra, ou seja, não pudesse ter sentido ético e seriedade.

O espírito profissional de Cajuda revelou-se: o Guimarães ganhou, e merecidamente.
Escrevo eu isto, sendo benfiquista desde pequeno, e de alma e coração...
Parabéns, Manuel Cajuda!

8 comentários:

Anónimo disse...

O MC é um dos poucos treinadores - a par do Jaime Pacheco, que é o meu ídolo (!!) - que são sinceros até à medula. O Cajuda às vezes até parece forçado, quer ser sempre politicamente correcto, mas isso é raro nos futebois.
Quanto ao Benfica, quanto mais anda para a frentes , mais parece andar para trás. Quando é que o presidente percebe que não há corrupção nem fraude quando o FCP ganha em todas as frentes? Será que o FCP tem de jogar na Lua para que reconheçam a sua qualidade e sobretudo a indomitável vontade de vencer de todos os jogadores, adeptos e guarda roupas??? O FCP tem jogado com brilhantismo, este jogo do Dragão, visto por qualquer um, foi uma amostra de como se vence o cansaço e os kms nas pernas quando se quer muito ganhar. Lucho, Rodriguez, Lisandro que tinham feito 12kms na 4ª feira, estavam ali para jogar os 90m , se fosse preciso.
É isso, parece-me, que nem jogadores do Benfica, nem do Sporting, perceberam. É que não há águia ne leão que superem um dragão...:)

Bjo azul e branco

Virgínia

Anónimo disse...

Subscrevo inteiramente.Todas as equipas têm altos e baixos (o Sporting que o diga!) mas o Benfica é duma irregularidade inexplicável. Será do treinador? Será do estádio? Ou do tempo? O certo é que é o clube que mais adeptos tem no país, espalhados por todas as terrinhas e nem por isso ganha força e entusiasmo.
Quanto ao Dragão...é indubitável que tem sempre uma força anímica que também não sei de onde vem: do treinador? dos jogadores? dos adeptos? Do Pinto da Costa???

Anónimo disse...

Anónimo: Quanto ao último parágrafo, diria que vem de todos unidos. Sou do Boavista há muito, mas sempre admirei a força do FCP e apoio-o em qualquer situação. Pena que tenham condenado o Boavista à morte ( palavras do Sousa Tavares), pois era um clube centenário , fundado por ingleses, residentes no Porto, com um museu no " British Lawn Tennis and Cricket Club", uma equipa que tinha o direito de sobreviver e que vai morrer devagar...

Virgínia

Rui disse...

Esta ideia de que o adepto de um clube quando defronta esse clube não joga a 100% e não se importa de perder só pode ser defendida por quem nunca praticou desporto de uma forma minimamente estruturada, com treinos e competição q.b. - a aula de ginastica ou a futebolada de tempos a tempos não contam!
Para quem o faça, ou tenha feito, não passa pela cabeça que ao defrontar o clube por quem se vibra em frente à televisão o empenho seja menor.

Da mesma forma, a ideia de que "o que interessa é que o meu clube ganhe, nem que seja com batota", revela essa falta de cultura desportiva.

Infelizmente entre nós essa cultura não abunda. Na minha opinião tem a ver com a pouca atenção que foi dada ao desporto em idade escolar nas gerações anteriores. Quantas das pessoas com mais de 40 anos terão feito parte de uma equipa, com treinos regulares durante a semana e jogos ao fim-de-semana?

Mário disse...

Rui: absolutamente de acordo. Transpor o fanatismo para qualquer grupo de pertença, seja desportivo, erligioso ou político, dá asneira, e da grossa.

Virgínia: é assim, o Norte manda (até ver...) mas ainda há 24 pontos em discussão (e para rimar, apetece dizer: "e espero não vão para o leão nem para o dragão")...
Mas por acaso estamos bem servidos de treinadores: Jesualdo, Cajuda, Pacheco, Kike - todos "senhores". Gostei das palavras de incentivo do Kike ao Paulo Bento, depois da derrocada. Só não gosto é do Paulo Bento, mas isso é outra história...

Anónimo disse...

Rui:
Acho que a idade não tem nada a ver com a mentalidade. Tenho 62 anos e sempre vi o desporto como algo em que a ética tem uma palavra a dizer, para não usar fair-play, que já está muito gasto. Não percebo onde quer chegar ao dizer que os adeptos não jogam a 100%....não são os adeptos que jogam , mas os jogadores, que eu saiba, e esses , muitos deles, querem ganhar milhões sem fazer grande esforço.
Isto é alta competição, não é jogos da escola - em que participei vivamente quando era jovem, quer na primária inglesa, quer no liceu, - e os jogadores ganham balúrdios, comparados com médicos , cientistas, músicos, etc.
O mínimo que devem fazer é jogar, mesmo quando as condições são adversas, como foi o caso do Sporting em Munique. Das duas uma: ou o Benfica tem grandes jogadores, como apregoa, e eles ainda não deram nem metade do que valem ( refiro-me á época toda e competições em que entraram), ou não valem tanto e esforçam-se no máximo, mas não dão mais.
Aimar, Suazo, Cardozo, Reyes são milhões que saem dos cofres do clube. E o que é que se vê? Jogos pobres, sofridos, mal amanhados, sem chama....
O Sporting terá os seus problemas internos, mas joga bem melhor na minha opinião.
O FCP vai ainda sofrer em tres frentes, pode perder nas três, mas nunca se poderá dizer que, este ano, não deu o máximo...

Virgínia

O Boavista é que nem sequer tem dinheiro para pagar os salários...

Rui disse...

Virgínia: não me referi à relação idade-ética no comentário, porque a idade não tem absolutamente nada a ver com a ética no desporto, ou na vida em geral.
A relação que faço é tão só prática desportiva - cultura desportiva . Como disse, um jovem que tenha tido uma prática desportiva séria tenderá a ser um adepto mais objectivo, valorizará o jogo justo e reconhecerá o mérito do melhor em campo ainda que não goste da cor da sua camisola.
Menciono a idade, porque no nosso país infelizmente a prática desportiva é recente e isso tem reflexos na abordagem distorcida do desporto nos comentários nos media, no café, na rua.
Sobre o adepto e os 100%. Na sequência do post “Manuel Cajuda afirmou ser benfiquista desde pequeno, e de alma e coração” sublinhei a aberração das afirmações que se sucederam às palavras do treinador do V Guimarães. A meu ver, por brio profissional, MC joga ainda com mais empenhado contra o seu SL Benfica.
No secundário fiz parte da equipa da escola que disputava o campeonato regional em Andebol. Uma vez, não esqueço, joguei contra o meu SL Benfica e garanto que o meu empenho e esforço foram redobrados tal como dos restantes benfiquistas da equipa. Mais tarde joguei rugby no CDUL e mais uma vez apanhei o SL Benfica pela frente e mais uma vez não passava pela cabeça de ninguém dar um jeitinho ao adversário.

Anónimo disse...

Mário, devias ouvir o Trio d'Ataque, o melhor programa desportivo da TV. O Quique ( com Qu e não K) é completamente dizimado pelo Antonio Pedro Vasconcelos, que diz que qualquer treinador português faria muito melhor , com menos falinhas aos jornalistas ( ainda por cima não se percebe nada do que diz...eu não compreendo nada). O Quique tem sido um falhanço total, como é que pode ser um "senhor", se ganha balurdios, segundo o programa até seria vexante falar no que ele ganha, e já quase perdeu tudo?
Vamos a ver a Taça da Liga...mas torço pelo Sporting para compensar os 12-1 que fica para a História.
Sorry...maninhos, maninhos, futebois aparte :(