sexta-feira, 13 de março de 2009

sofre de Parasquevidecatriafobia?


Pois Parasquevidecatriafobia é o medo irracional da sexta-feira 13, e este ano tivemos duas consecutivas, algo que só se repetirá em 2021.

Foi o psicoterapeuta Donald Dossey que inventou a palavra, dizendo que seria mais fácil curar a fobia do que pronunciar a palavra.

Paralelamente, designa-se por Friggatriscaidecafobia o receio de Freia, a deusa que inspirou as sextas-feiras nos países anglosaxónicos, germânicos e nórdicos.

De qualquer forma, o tempo está bom, primaveril, e desejo-vos um excelente fim da semana, antecipando um igualmente excelente fim-de-semana.

3 comentários:

Elisete disse...

Quem pensa numa 6ªfeira 13 quando a antecipá-la se teve um final de 5ª feira com uma EXCELENTE “Conversa de Pais” e um filme soberbo (Gran Torino)?!? Todos os dias fossem assim ...

Anónimo disse...

As superstições podem ser até securizantes, a minha Bisavó nunca me deixava abrir o chapéu de chuva dentro de casa e ainda hoje não deixo os meus filhos fazerem-no, tranquiliza-me.
Quando fazia espectáculos odiava o roxo nas estreias.
Outra coisa é sermos parados pelas crónicas de medos anunciados...
Todos construímos fórmulas mais ou menos mágicas de nos protegermos dos "Maus"....

Anónimo disse...

Anónimo, o que a sua bisavó fez realmente foi incutir-lhe um medo irracional. O que sente não é tranquilidade em si mesma, mas sim a ausência de um perigo inexistente, que a sua bisavó criou e pelo qual se deixou influenciar. Isso é normal, porque as crianças dependem da capacidade de seguir irracionalmente o que os adultos dizem para sobreviver. Não podem saber as razões para tudo porque são demasiado jovens. O que lamento verdadeiramente é que tenha imposto isso aos seus filhos, que não têm culpa nenhuma. Lembre-se que não está a cultivar a segurança, mas sim o medo.