segunda-feira, 2 de março de 2009

viva a capital dos Dinossauros!


O Museu da Lourinhã, conhecido pelos achados de fósseis de dinossauros, anunciou este sábado a descoberta de uma nova espécie de Estegossauro, animal do período do jurássico, com 150 milhões de anos.

A nova espécie, designada de Miragaia Longicollum, pertence a um dinossauro encontrado na localidade de Miragaia, em 2001.

"O animal caracteriza-se pelo pescoço comprido, de metro e meio, e pelas suas 17 vértebras. Sabíamos que era um estegossauro, mas quando começámos a contar vimos que eram vértebras a mais do que aquilo que era conhecido", disse à agência Lusa o especialista Octávio Mateus.

"Ainda que o pescoço de cerca de metro e meio do Miragaia longicollum possa parecer pequeno quando comparado com o dos gigantes saurópodes, as 17 vértebras cervicais representam mais cinco do que as do estegossauro e mais dez do que as da girafa", acrescenta o especialista num comunicado divulgado este sábado.

O crânio é o único conhecido de um estegossauro na Europa.

Este achado junta-se à colecção do museu da Lourinhã que tem como principal atracção um ninho com uma centena de ovos de dinossauros, alguns dos quais contendo embriões.

1 comentário:

ecila disse...

Que noticia interessante, próxima ida a Portugal vai incluir uma visita ao museu da Lourinha, só para ver a nova espécie!