sexta-feira, 26 de setembro de 2008

gente fina é outra coisa

Hoje tive um pensamento mauzinho: adorava que certas pessoas que conheço marcassem um blind-date com um Almeida da Câmara, já pensando no golpe do baú, e depois lhe saísse um almeida da câmara.

Veio este trocadilho à memória por me lembrar, sei lá porquê, de um amigo meu que era filho de um conhecido pintor português surrealista. Um dia (em 1968), na paragem do autocarro, viu um professor todo de cinzento e comentou: "parece mesmo um almeida da câmara" (leia-se: varredor de ruas, na gíria). Um outro professor que estava na paragem fez queixa e o aluno foi suspenso durante três dias, por mau comportamento. Tinha treze anos. Se fosse agora, não só o prendiam como chamavam a TVI.

Fica aqui um quadro do pai dele, como lembrança. Um abraço, Pedro, onde quer que estejas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Hoje em dia, o menino em questão era chamado para planificar um projecto de investigação sobre os "almeidas", origem do nome, personalidades, meios social, hobbies e sonhos...seguir-se-iam entrevistas a meia dúzia de "almeidas" com perguntas do gènero : Gostas de ser almeida? Era este o teu sonho quando crescesses? Quantas horas levas a varrer folhas do chão? etc.etc.
O menino receberia então o prémio de aluno mais solidário, mais "aware" e teria imediata passagem ao 9º ano ( sem passar pela partida....:)))

Há Escolas e escola.

Virgínia

Mário disse...

Lembras-te dele... foi teu aluno (penso eu de que, ou think I of what, neste caso...

Mas o comentário dele - eu estava presente na paragem - foi inofensivo, e feito fora do liceu, ao professor Trigueiros, que tinha vindo substituir Rómulo de Carvalho (António Gedeão) em Físico-Químicas. E, contudo, foi punido pela direcção, porque era um enfant terrible, já que os pais, Albertina Mântua e Marcelino Vespeira, eram tudo menos aceites pelo establishment social.

A propósito, o quadro é de Marcelino Vespeira, e o Pedro era... o Pedro Vespeira.

Anónimo disse...

Não, não foi meu aluno, penso eu de que....mas já me esqueci de alguns nomes ( Alz)!!!:))

V,