quinta-feira, 4 de setembro de 2008

paz no Ulster... e nos Homens de boa vontade.

O Governo Britânico declarou hoje que o IRA e o IRA provisório deixaram de constituir qualquer ameaça para a paz e para a democracia.

É uma declaração histórica - e são estas coisas que devolvem a esperança ha Humanidade, quando o que nos entra pelo ecrã da sala são desalentos, querelas, escaramuças, violência e guerra. Hoje estou mais contente, mais feliz, com menos peso nos ombros.

Eu sei... é apenas até que as "forças aliadas" matem mais um punhado de crianças no Afeganistão, o "fogo amigo" dê cabo de um pelotão da coligação, a ETA resolva colocar mais umas bombas "independentistas" (leia-se terroristas) ou que o Darfur, o Zimbabwe, a China e tantas outras coisas continuem na mesma. Mas estou... deixem-me pelo menos estar, umas horas, uns minutos, uns segundos...

5 comentários:

Anónimo disse...

Tenho um aigo que é fotógrafo amador e escreve no site de fotografia para o qual enviamos fotos que seria fantástico fazermos uma reunião em belfast e ver a I do Norte, dado que durante 30 anos ninguém ousou visitá-lo. Pode ser que lhe faça a vontade...é um local mítico para quem ensina a história do UK.

Virgínia

Anónimo disse...

Amigo e não aigo :))

Mário disse...

Recomendo vicamente, "nesta fase do campeonato", que (re)vejam o filme "Em nome do Pai".

O drama norte-irlandês tem sido contado de diversas formas, com olhares serenos e, por isso, perturbadores. Lembro-me também de um filme com Terence Stamp, e de um com Brad Pitt e Harrison Ford.

Somos animais tão dúbios que nos arriscamos a ser devorados pela nossa ambiguidade. Ou até sobreviver à custa dela. Sei lá!

PS. a minha alegria durou pouco. Em 24 horas, outros factos encarregaram-se de me demonstrar que isto de ser um optimista militante equivale a ser um incauto pueril. Mas que a minha decepção com certas coisas não vos contagie. Bom fim de semana!

Anónimo disse...

As políticas - e não só - deixam-nos sempre com amargo de boca, mas isso não deve servir para declararmos guerra ao futuro, nem aos sonhos.

Há coisas boas na América, como as há em Portugal, como há coisa horrendas em todo o lado. É preciso que na nossa vida, o positivo seja mais pesado do que o negativo, só assim damos uma imagem sorridente e convicta a nossos filhos e netos.

Bom fim de semana, Mário.

Virgínia

Mário disse...

Obrigado pelos sinais de esperança.
Está nublado, hoje, por aqui... mas há sempr eum espaço azul entre as nuvens.
Bom fim de semana, Sys