domingo, 28 de setembro de 2008

mais um Grande, desta vez de França

Faz hoje precisamente 50 anos que um referendo, em França, aprovou a Constituição que deu origem à V República francesa.

Charles de Gaulle, um outro Homem Grande que valerá a pena relembrar aqui, e que fica muito marcado por duas coisas - a Resistência aos alemães, e o Maio 68 -, apesar de ter sido muito mais do que isso, é o símbolo da V República.

Michel Debré foi quem coordenou o grupo de trabalho que elaborou o projecto de Constituição, com a passagem para um regime em que o presidente da república tem muito maior influência governativa.

PS: Michel Debré era filho de Robert Debré, pediatra, companheiro de lutas de Jean Jaurés, e o "pai" da Pediatria Social. À minha frente, neste momento, tenho um desenho de um auto-retrato que o próprio Robert Debré fez, em 1953, e que ofereceu a meu Pai, com uma dedicatória expressiva de uma enorme amizade. Teias que a vida tece, ou não seja a conversa como as cerejas...

2 comentários:

Sofia MJ disse...

Tinha ouvido hoje de manhã no rádio. No seu livro "Génio", Harold Bloom considera Machado de Assis um dos 100 autores mais criativos da história da literatura. Eu sou uma apaixonada da leitura. E de Machado de Assis... Uma boa semana para todos!

Sofia MJ disse...

Não sei como retirar o comentário, que foi, obviamente, posto aqui por engano.