
Foi num dia 21 de Janeiro, em 1976, que o Concorde fez o seu primeiro voo comercial, com dois aviões saindo simultaneamente de Heathrow e Orly com destino Bahrain e Rio de Janeiro, respectivamente.
Era o culminar de doze anos de investigação aeronúatica franco-britânica. Nunca foi um êxito comercial, fazendo quase exclusivamente voos transatlânticos para os EUA.
Em Julho de 2000, uma tragédia (causada por uma mísera peça de outro avião deixada na pista e que, com a força do impacto, furou o depósito de combustível e causou danos no motor) levou à morte 109 pessoas. Em Outubro de 2003, o Concorde despedia-se dos ares. Era um avião muito bonito!


Jornalista, ensaísta e romancista britânico, tinha como "marca da casa" o desprezo pelo poder e pelas autoridades - Animal Farm, em que critica as revoluções de tipo estalinista, e 1984, em que critica o autoritarismo, foram os seus romances mais conhecidos. Foi enterrado em Oxford e na sua lápide não consta o pseudónimo. Apenas o nome.


Tanta coisa num simples dia 21 de Janeiro, em que Portugal morrerão 300 pessoas e nascerão outras tantas.
4 comentários:
George Orwell é um dos meus escritores de eleição. Li quase tudo dele e tenho um texto fantástico num dos meus primeiros manuais sobre as condições dos mineiros em Wigan Pier. O Animal Farm foi o primeiro romance que li e comentei na Faculdade e apaixonou-me.
Tão verdadeiro e ainda há tantos grupos assim, em que uns são mais do que outros embora apregoem que todos somos iguais.
Só um pequeno reparo: não foi Luis XIV mas Luis XVI quem perdeu a cabeça, etc. Luis XIV era o Rei-Sol
Anónimo: tem toda a razão. Foi e ele e a Maria Antonieta. Eram uns "doidos".
E pensar que o Dr. Guillotin até inventou o seu intrumento para poupar o sofrimento dos condenados.
Já corrigi...
Enviar um comentário