sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

mais pés...

Ainda a propósito de pés (o que tomo como uma indirecta para o meu pé, que felizmente "já vai andando"...), o Rui, outro dos nossos comentadores habituais, enviou esta fotografia, que só de ver até dói. Na China faziam moldagens mas era para os pés caberem em números XXS. A ditadura dos sapatos é terrível, ainda mais se pensarmos que o seu objectivo é proteger os pés e dar-lhes conforto na posição bípede e na marcha. Infelizmente, quando os sapatos começam a estar bons (como as camisolas de lã...) vão para o lixo "porque estão velhos", e a maioria é tudo menos adequada aos propósitos para que foram construídos. Nas crianças, a regra deve ser: descalços sempre que possível.

6 comentários:

miguel disse...

Fala-se de pés, e os comentários parece que minguam. Pudessem ser eles negativos e apareceria , certamente, o respectivo sinal no " link " para os comentários. :)

Pudor de quem não comenta, digo eu. Puro desinteresse, dirão outros. Sexismo de quem aborda o tema, protestarão alguns.

A foto pode , legitimamente , ser abordada do ponto de vista profissional, como fez, com senso pedagógico, o editor. Terá sido conduzido por este mesmo senso que o Rui a enviou?

Fica a dúvida, para ele e todos os outros esclarecerem, se assim o quiserem. :)

Virginia disse...

Ainda me lembro de usar saltos altos tão finos que ficavam presos na calçada à portuguesa, no tempo dos afonsinhos. Já há anos que uso sapatos quase rasos, por conselho do médico que me operou ao joelho ( curiosamente o mesmo que operou o jogador Pepe há uns meses e que é considerado uma sumidade em matéria de joelhos. Duma simplicidade extraordinária ( e primo do tão falado Pres. do Supremo!) e modéstia a todos os níveis.
Não sei como se pode dar aulas com saltos de 7cm!! Mas tenho colegas que o fazem...devem ficar com a coluna toda torta e o cérebro empertigado!!

Virginia disse...

O Miguel e eu andamos com telepatia....escrevemos exactamente à mesma hora. Coincidências?!!

Bom Carnaval, professor!

Mário disse...

PEssoalmente, Miguel, acho que deve ser uma forma de tortura, porque o esforço e sofrimento evidenciados por esses pés são quase tantos como o do corredor da maratona... (eh eh eh!).

A sério: custa a acreditar, mas ainda ontem foi leiloado um par de sapatos, revestidos a jóias, por nada mais nada menos do que 600.000€.

E se o Aquiles usasse este tipo de sapatos? Ainda teria tido o calcanhar?

Virginia disse...

Os sapatos leiloados não eram revestidos a joias, eram feitos de tampas de panelas e tachos de aço inoxidável e tem um significado: o papel duplo da mulher que cozinha e se embeleza para sair. Esta designer é conhecida aqui no Norte por ter feito com mulheres trabalhadoras uma colcha gigante que lançou sobre a Ponte D. Luis. Vê o meu blog, tem lá artigo sobre ela!!

miguel disse...

Comentário interessante, o da Virgínia , que lança pontes , sérias, para ligar a arte, hoje à condição de ser mulher, hoje e sempre.