domingo, 14 de fevereiro de 2010

o seu a seu dono


São Valentim é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais, conhecido por ser o padroeiro do Dia dos Namorados, mas cuja vida é, provavelmente, ignorada pelos que pretensamente o comemoram.

O santo viveu em Roma, na era do Imperador Cláudio II, e ficou famoso porque, durante a proibição dos casamentos pelo Imperador, com o intuito de que os rapazes pudessem estar disponíveis para o exército, continuou a realizá-los, mesmo contra as ordens do Imperador.

Descoberto, foi julgado e condenado à morte, sendo decapitado a 14 de Fevereiro de 270DC. Durante o tempo em que esteve preso, recebia apoio de jovens enamorados e, inclusivamente, a filha do carcereiro, cega de nascença, acabou por visitá-lo e, miraculosamente, adquirir a visão. São Valentim apaixonou-se por ela, reacendendo a sua ligação ao amor de namorados, escrevendo-lhe cartas com a assinatura: "do seu Valentim", expressão ainda utilizada nas missivas de amor deste dia.

Pena é que uma história tão interessante tenha sido abastardada pelo marketing e pela ganância comercial...

4 comentários:

Anónimo disse...

Essa históris está relatada num dos meus manuais e torna-se muito interessante para os alunos, desmistificando todo o marketing inerente. O amor é que prevalece nesta história e os alunos escrevem poemas ou quadras para dar aos seus throbs.

virginia

Mário disse...

Pois é, Virgínia: ainda ontem fui a um restaurante, e só serviam "casalinhos", com uma ementa pré-concebida, cara porque tinha uma taça de champanhe... que encanitante!
Como sempre, você "já lá estava" - adorava ter sido seu aluno!
Bjs e bom domingo!

catuxa disse...

Não conhecia a história de amor do próprio S. Valentim. Muito bonita.
Feliz dia do amor (na quantidade e forma que cada um quiser)!

Virginia disse...

Por acaso , o seu a seu dono: quem descobriu a verdadeira história de S. Valentim na net foi a Luisa, minha filha e foi ela que fez todo o capitulo relativo à quadra. Está muito giro e gravado em CD com as quadras e canções relacionadas.
Isto já foi há uns quatro anos!!