quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

"se conduzir, não fume!"

São cada vez mais os países a legislar e a estabelecer regras sobre o fumo nos carros, especialmente para quem transporta crianças.

Muitos fumadores acham que estas medidas, como as que foram agora tomadas na Finlândia, são fundamentalistas e mais um passo na perseguição aos fumadores... tal como disseram quando da Lei do Tabaco, que agora é vista por todos (incluindo fumadores) como um passo civilizacional.

Fumar num carro é muito "bera": o tabaco tem cerca de 4.000 substâncias que ficam impregnadas nos estofos e no tablier. O habitáculo do automóvel torna-se, assim, num grande cigarro ambulante, durante muitos dias. Cada vez que uma pessoa se senta no carro ou se mexe, liberta um autêntico aerossol de partículas, muitas delas tóxicas e/ou cancerígenas, ou desencadeadoras de alergias e de asma.

Fumar no carro com passageiros (ou mesmo só, mas num carro onde se poderão transportar passageiros noutra oportunidade) é, quanto a mim, uma irresponsabilidade, especialmente se os passageiros forem crianças. Curiosamente, são as mulheres jovens com filhos quem mais fuma nos carros - eventual sinal de "emancipação", mas clara evidência de show-off e de desrespeito pelos filhos.




4 comentários:

Virginia disse...

E amanhã , 17 de Fevereiro , é o dia do não fumador!
Anos e anos, andei num carro desses tóxicos, dum lado para o outro em viagens de 2,3,4 horas. Às vezes grávida. Nem acredito que isso se passou, mas é pura verdade.
E eu não fumo.

Sérgio disse...

O acto de procurar um cigarro, acendê-lo, e fumá-lo num veículo em andamento é quase tão perigoso como usar o telemóvel. Não será?

Anónimo disse...

Dá vontade de puxá-los cá para fora por um braço e dar-lhes um enxerto de porrada!

Catarina disse...

Fui/sou fumadora, mas se há coisa que odeio é que se fume dentro de um carro. No meu carro sempre foi PROIBIDO FUMAR. Como disse o Sérgio, fumar dentro de um carro é muito mais perigoso que falar ao telemóvel, é que este último numa emergência sempre o podemos atirar para o chão, ao cigarro se fizermos a mesma coisa é provável que pegue fogo. Nos EUA quem atirar beatas para a estrada leva uma multa no mínimo de mil dolares :-)
Catarina Velez Grilo