segunda-feira, 3 de maio de 2010

apoios editoriais

O The Guardian, um dos mais conceituados jornais britânicos, declarou há dois dias o seu apoio a Clegg. O The Times, no mesmo dia, anunciou apoiar Cameron. Já sem falar nos "tablóides", que desde sempre não se escusaram a dizer quem apoiavam.

É uma prática muito comum, nos EUA e no Reino Unido, os jornais assumirem, em editorial, o apoio a um determinado partido, em vésperas de eleições.

Por cá, só a Capital, em 2005, declarou apoiar oficialmente o PS. Quanto ao resto, os apoios aparecem, claro, mas encapotados, disfarçados de reportagens e pseudo artigos de opinião. Os jornalistas portugueses afirmam-se (e bem) isentos em termos partidários. Só que muitos não o são. E talvez a maior isenção fosse declararem o seu posicionamento político e ideológico - assumi-lo não é incompatível com a isenção, pelo contrário, torna tudo mais claro e credível.

2 comentários:

Virginia disse...

Concordo a 100%, acho horrível ler artigos todos a penderem para o mesmo lado e o jornal a considerar-se imparcial, como se isso fosse verdade. O jornal toma sempre uma posição, até as TVS têm cores políticas ou variam conforme quem lhes dá de comer...

Virginia disse...

Já agora, de quem é a pintura que escolheste para o mês de Maio? É espectacular.