domingo, 9 de maio de 2010

campeões, campeões, nós somos campeões!

E lampiões, também, mas com orgulho da equipa que melhor está a jogar futebol em Portugal. Este ano é uma realidade incontornável. O Braga está de parabéns e sucessos na Champion´s.

9 comentários:

miguel disse...

viva....

Virginia disse...

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOIS!!!


;-(((((((((

Virginia disse...

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOIS!!!


;-(((((((((

Mário disse...

Estive no Marquês - tudo alegre mas calmo e, sublinhe-se, não ouvi uma única menção negativa a outros clubes (o que me enfureceria).

Alegria a rodos e merecida, com a cereja em cima do bolo, que foi o Cardozo ter conquistado a Bola de Prata, paesar de ter sido injustamente suspenso por dois jogos (quando apanhou uma bofetada do Vandinho e antes de verem os vídeos suspenderam-no sem ver que ele se encolheu a um canto e não distribuíu chapadas por ninguém).

Este foi nosso e é nosso. O próximo, veremos.

E, por favor, deixem-nos estar contentes!

joaopedrosantos disse...

É NOOOOOSSOOOOO!!!!

Benfica enorme, Benfica gigante, Benfica como só o Benfica!

É desta que a crise nos deixa. Portugal vai embalar com esta vitória.

Susete disse...

Parabéns a todos os Benfiquistas :)

Susete

Elisete disse...

Viva o Benfica! Viva a equipa e o treinador que não se cansou de repetir que a vitória era da equipa e dos adeptos: um verdadeiro líder!

Anónimo disse...

Filipe Snr diz...

Parece que, a partir de agora, o blog deverá ser ititulado 'Espaço Vermelho entre as Núvens'... O Pinto da Costa provávelmente diria 'Espaço Vermelho entre os Túneis'... Penso eu de que...

Mas embora os Portistas embandeirem em arco pelos triunfos da ùltima década, a verdade é que quem tem mais campeonatos conquistados é o Benfica, seja de que modo se contabilizem as vitórias.

Deixo aqui um interessante estudo sobre isso (e, para que conste, não estou a puxar a brasa à minha sardinha já que, infelizmente, o meu clube só ganhou um campeonato e, este ano, vai para a 2ª Divisão):

Hoje em dia consideram-se campeões os clubes que venceram os torneios disputados em sistema de todos-contra-todos.

É do senso comum do futebol português que se diga que o Benfica conquistou ontem o 32.º título de campeão da sua história. No entanto, essa contabilidade não é pacífica. A própria Federação Portuguesa de Futebol não o assume, uma vez que no seu site oficial faz distinção entre as várias provas que ao longo dos anos mudaram de nome. A actual Liga - que vigora desde que os campeonatos passaram a ser profissionais, em 1999 - não é relacionada com o Campeonato Nacional iniciado em 1938/39, nem com o Campeonato da Liga disputado de 1934/35 a 1937/38. O DN apresenta por isso, as três formas possíveis de fazer a contabilidade de títulos. Em todas o Benfica surge à frente e o FC Porto em segundo.

Somar o Campeonato Nacional ao Campeonato da Liga (desde 1934/35)

Benfica - 32
FC Porto - 24
Sporting - 18
Belenenses e Boavista - 1

Não é oficial, mas foi assumido na generalidade que a contagem dos títulos de campeão nacional foi iniciada em 1934/35, altura em que no calendário futebolístico português se começou a disputar uma prova de regularidade, em que todos os clubes jogavam entre si. Esta prova coabitou durante quatro épocas com o Campeonato de Portugal, disputado no sistema de eliminatórias e que em 1938/39 seria substituído pela Taça de Portugal. Em 1934/35, apenas oito clubes disputavam a prova. Hoje são 16, mas já foram 18 e até 20 equipas no escalão maior. Os troféus têm sido repartidos por Benfica, FC Porto e Sporting, excepção feita a duas épocas em que Belenenses (1945/46) e Boavista (2000/01) atingiram a glória.

Contas apenas com o Campeonato Nacional (desde 1938/39)

Benfica - 29
FC Porto - 23
Sporting - 18
Belenenses e Boavista - 1

Há uma corrente de opinião a defender que os títulos de campeão nacional apenas deveriam ser contabilizados a partir do momento em que se iniciou o Campeonato Nacional, na época 1938/39, a mesma em que se instituiu a Taça de Portugal, pondo fim ao Campeonato de Portugal, que apurava então o campeão português. Desta forma, excluíam-se os vencedores das quatro edições do Campeonato da Liga, que acabou por ser a primeira prova a nível nacional disputada em sistema de todos-contra-todos. Neste caso, o Benfica seria o principal prejudicado, "perdendo" três troféus, enquanto o FC Porto ficaria com menos um. O Sporting ficaria… na mesma, tal como os "intrusos" Belenenses e Boavista.

Incluir o Campeonato de Portugal (desde 1921/22)

Benfica - 32
FC Porto - 27
Sporting - 22
Belenenses - 4
Boavista, Carcavelinhos, Marítimo e Olhanense - 1

O Campeonato de Portugal foi a primeira prova de futebol a nível nacional e disputava-se em jogos a eliminar. Começou a ser disputada na época de 1921/22 e o vencedor era considerado campeão nacional. Por essa razão, poder-se-ia contabilizar os títulos a partir desta data, omitindo neste caso os quatro Campeonatos da Liga (de 1934/35 a 1937/38) que coexistiram com o Campeonato de Portugal, até 1938/39. Partindo deste pressuposto, surgem três campeões inéditos: Marítimo, Olhanense e Carcavelinhos. O Sporting - ganha mais quatro campeonatos -, Belenenses e FC Porto - mais três títulos cada - são os principais beneficiados nesta contagem.

+++

Virginia disse...

Sabemos por experiência que na nossa meninice e adolescência éramos todos benfiquistas, o Pai à cabeça e todos os filhos a acompanharem. Saídos de Lisboa, as emntalidades mudaram. Metade dos que vivem em Coimbra são da Académica+Benfica, metade Académica+FCP, o que revela mais interesse por outras equipas.
O meu filho é um boavisteiro convicto e ainda vai aos jogos da 2ª divisão para os animar.
Durante muito tempo o Benfica era a representação do regime, teve benesses e protecção das altas esferas, era a EQUIPA.Toda a gente sabe isso.....:)

Até que o FCP começou a levantar cabeça depois do 25 de Abril e o Benfica a perder terreno. A excelência do futebol portista não pode ser atribuido a mais nada se não à raça e classe e valor dos jogadores. É que os feitos não se ficaram pelo país, passaram alem fronteiras, vezes sem conta....e é isso que os lisboetas não perdoam porque de repente se começou a olhar para o Porto como uma cidade com mais brilho.
O Pinto da Costa serviu-se desses feitos para incendiar, mas nem todos se identificam com ele, nem todos são hooligans, mas todos gostam de ganhar.

Gosto muito da atitude do RUI Rio que se mantém à margem do futebol e acho que o Costa a sabujar o Benfica, a promiscuidade entre o poltico e o futebol não me cheira nada bem. Assim como seis canais a darem o mesmo as 7 da tarde de hoje. Mete nojo, nós é que pagamos a cabo e não é pouco.

The end!