segunda-feira, 10 de maio de 2010

há 70 anos, o velho Leão era PM

Há precisamente 70 anos, este Homem era nomeado, aos 65 anos, Primeiro-Ministro do Reino Unido. Um Homem com um curriculum excepcional, marcado por intervenções claras e corajosas, com feitos de guerra e uma visão muito alargada da História.

Winston Leonard Spencer-Churchill, foi escritor, jornalista, orador, historiador e estadista. Prémio Nobel da Literatura pelas memórias de guerra, é a figura mais marcante da resistência ao nazismo e o símbolo da vitória europeia sobre "as forças do Mal". Curiosamente, depois de ter salvo Grã-Bretanha do ataque nazi, acabaria por perder as eleições de 1945 para os trabalhistas de Clement Attlee. Em 1956 voltou a ser PM. É dele a expressão "Cortina de Ferro".


A pintura era uma das suas maiores paixões. Esteve na Madeira, designadamente em Câmara de Lobos, onde se entreteve a pintar.

Aqui fica a reprodução de um dos seus quadros.










Nasceu em Woodstock, Oxfordshire, a 30 de Novembro de 1874 e morreu em Londres, a 24 de Janeiro de 1965. Quanto mais se conhece da sua vida, mais se admira a pessoa, o cidadão, o Homem e o político.

Num momento em que Inglaterra está sem PM, é bom recordar este Homem, como exemplo do que deve ser um político, ao serviço do povo e do Estado.



11 comentários:

Virginia disse...

Estive em Blenheim House, em Woodstock - Oxford há uns anos. Era uma região lindíssima, os Cotswolds, uma das mais tradicionais e bem preservadas áreas do RU.
Li a biografia de Churchill que é uma delícia de perspicácia e humor, vale a pena ler. As suas memórias da aprendizagem do Latim ficaram célebres!
Foi um homem que aprendemos a admirar no colégio inglês, fazia parte dos grandes herois e para nós meninos era uma espécie de avô gordinho e benevolente.
Grande Homem, como muitos dos que combateram o nazismo, nunca agradeceremos o suficiente.

Virginia disse...

É bom saber , no entanto que a política dele e doutros conservative não é a favor do Estado interveniente em tudo - como o nosso - mas de uma maior individulaização das responsabilidades - com a Margaret Thatcher, então, ainda refinou - individuais, sacrifício das classes mais desfavorecidas, mas obrigação dos ricos de fazerem progredir o país investindo e trabalhando cada vez mais.É assim que devia ser. Os ricos em Portugal sentem que a Pátria não lhes deve nada e preferem investir no estrangeiro.

Virginia disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
miguel disse...

Não li a biografia dele ( ainda ) facto que me parece consubstanciar uma falha grande. A minha mãe tinha uma enorme admiração por ele. Lembro-me - através de revistas - da grande manifestação de pesar que foi o seu funeral.

O político primeiro do séc. XX?

Admiro-lhe também a longevidade ( tendo em conta o desgaste provável que lhe terá provocado o tempo duro da guerra; aquela obesidade crónica; aquele charuto perpétuo.

Anónimo disse...

Seria interessante fazer-se um inquérito à escala mundial para se saber quem terá sido o maior político de todos os tempos.

Eu votaria em Winston Churchill!...

Anónimo disse...

Seria interessante efctuar um inqérito a nível mundial para se saber quem é considerado o maior político/estadista de sempre.

Eu votava Winston Churchil!...

Mário disse...

Filipe: eu votava nele era para PM de Portugal!

Mário disse...

Virgínia: e o que achas das pinturas? É uma faceta menos conhecida dele mas muito interessante, ainda por cima porque se passou parte dela em Portugal.

catuxa disse...

Tio Mim! Não acredito no que leio! Estaremos próximos de presenciar o grande momento da conversão? Agora é a minha vez: quer que a afilhada o ensine a dar os "Passos" certos?

Mário disse...

Catuxa: eheheh... se tiver de evoluir (involuir?) prefiro dar Passos no caminho certo a contratos leoninos. Até porque, se no primeiro acredito, aos segundos só desejo que fiquem sempre "aquém".

Por falar nisso, que escândalo a não convocação do Quim e do João Moutinho.

Virginia disse...

Não conheço as pinturas de WC, mas vou pesquisar. Esta é um pouco naive....

Hoje tive uma vernissage em beleza...se quiserem podem ver no meu blogue. O meu neto tocou, mas não há fotos dele.

bjo