sábado, 8 de maio de 2010

os armazéns mais famosos do Mundo

"De um elefante a uma agulha", tudo se vende no Harrods. E quando não há, os Armazéns vão procurar encontrar - uma espécie de internet em comércio tradicional. O Harrods,  sediado na Brompton Road, Knightsbridge, Londres, é uma instituição, fundada por Charles Henri Harrod em 1835. Em 1983 foi alvo de uma bomba do IRA, tendo morrido seis pessoas.

Pois hoje mesmo, Al Fayed (pai de Doddy que morreu com Diana na Ponte d´Alma) vendeu os armazéns a um grupo do Qatar, por mais de 1.700 milhões de euros (quase o TGV do Poceirão ao Caia, incluindo a nova ponte, ou metade do novo aeroporto de Lisboa) - tinha-lhe custado 615 milhões de libras em 1985.

4 comentários:

Susete disse...

Lembro-me bem da minha primeira visita aos armazéns... parecia um museu.
Espero que o novo grupo o mantenha é um simbolo de Londres.

Votos de bom fim-de-semana e bom jogo amanhã :)

Susete

Anónimo disse...

Entrei lá pela primeira vez em 1973 e, depois disso, devo lá ter entrado e feito compras umas 50 vezes. É um armazém esplenduroso onde, realmente, há de tudo, desde um bloquinho a 50 cêntimos a jóias de milhares de libras. Estive lá pela ùltima vez em 1999 e quanto gostaria de lá voltar... Para quem não saiba, em Copenhagen existe um pequeno Harrods: o 'Magazins du Nord' (assim mesmo, em francês) e que só se diferencia do seu ´colega´inglês por ser bastante mais pequeno.

Susete disse...

Viva! Também tive a felicidade de conhecer Copenhagen (uma semana a visitar bibliotecas) e os Armazéns 'Magazins du Nord'. Todos os invernos me lembro comprámos lá os nossos edredons... que boas recordações.

Susete

Virginia disse...

O Harrods é uma relíquia e adorei lá comprar o Yes, Minister e o Diário de Samuel Pepys para o meu ex-. Só lá entrar é uma experiência excepcional. A zona de Knightsbridge é uma das minhas preferidas assim como a de South Kensington, onde fiquei sempre alojada. E agora com a libra muito mais baixa vale a pena ir a Londres. em Leeds, tudo era mais barato que cá!!