sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

este é o primeiro dia...

Claro que me podem dizer que é apenas simbólico, que é mais fácil assinar do que fazer, etc, etc.

Mas exactamente por ser simbólico é que é importante e significativo. O primeiro acto de Obama foi fechar Guantanamo. O segundo, cancelar por 4 meses os "julgamentos" que aí estavam a ser feitos. O terceiro, encerrar as prisões da CIA por esse mundo fora (e que parece terem até comprometido Portugal nos célebres voos).

"Um homem define-se pelo seu carácter, não pela cor da pele" - grande Obama. O primeiro dia e não nos desiludiste, pelo contrário. Só por isto já valeu a pena ser eleito.

4 comentários:

Pintarriscos disse...

Nem mais! Pode ser até que ele nem consiga tantas mudanças quanto as desejariamos, devido às "tsunamicas" forças de bloqueio que de certo encontrará pelo caminho. No entanto, o munda está tão mal, com tantas pontas soltas, que mesmo algumas "pequenas" mudanças como a que serve de mote a este post irão decerto ter um efeito exponencial benéfico a todos nós.

Paulo Galindro

Virginia disse...

Sabemos que isto é uma gota no oceano das injustiças e das toruturas físicas e psicológicas que ainda operam neste mundo, mas pelo menos lemos algo positivo e quase revolucionário num mundo de expectantes, inactivos e destrutivos.

Tb a nossa sociedade precisava dum Obama, que os fizesse acreditar nos valores - que os há e bons - e sobretudo que promovesse o sucesso dos melhores e não pautasse todos pela mediocridade da maioria.

Yes, we can....let's prove it.

Mário disse...

A declaração do fim do uso da tortura é mais um marco histórico.
Se conseguir o fim da pena de morte (não sei se depende dele ou se é uma decisãoe stadual) seria formidável.

Anónimo disse...

(...)Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente e quando a mente muda a gente anda para a frente e quando a gente manda ninguém manda na gente.
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura.
Na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro(...)
Gabriel, o Pensador.

Esperemos que este seja o primeiro dia de grandes mudanças...