quinta-feira, 30 de julho de 2009

Divagações de férias - 15 - final



E no último dia de férias, resolvi apontar a minha máquina para os Céus e disparar, com o máximo do zoom. E depois... surpreendi-me, com o que consegui - ou o que a máquina conseguiu.

Senti-me um quase Armstrong, a caminho do nosso satélite. Com os meus filhos mais novos "a bordo", vimos e revimos a Lua, e expliquei-lhes onde ficava o Mar da Tranquilidade, onde os homens tinham alunado há 40 anos.

Perguntaram-me se já havia dinossauros (ou não estejamos na Lourinhã, onde tudo gira à volta desses famosos animais) e, depois, se eu tinha visto na televisão, ao que um respondeu (ingenuamente... não cinicamente...): "achas que a televisão é tão velha assim?".


E lembrei-me também de um poema antigo, quase com 40 anos, ele também. Aqui fica, para quem não esteja já farto deste versejar rural...

Que fazer
com a réstia de luar
que se acolhe no mar
no regaço da noite?

Transportá-la
nas mãos em concha?
Conservá-la
numa redoma?

Ou deixá-la
simplesmente
a cintilar
com o desejo ardente
de ser eu
o mar

10 comentários:

Elisete disse...

Farta? A primeira coisa que faço quando ligo o computador é entrar no blogue à procura de mais um poema. Nos últimos 2 dias, em particular, tem sido o prolongamento do livro que estou a ler até horas impróprias: “Leite Derramado” (esse sim, inteligente e profundo. Desculpe, não resisti!). Infelizmente, já acabei. Agora já sei que me vou sentir “órfã” até encontrar outro à altura. Por isso, espero que continue, pelo menos, digamos, 1 vez por semana, a publicar um dos seus poemas.

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras da Elisete, não digo que seja a primeira coisa que faço quando me levento (!!!), mas adoro vir aqui e ver que há algo de novo, sejam poemas, sejam as fotos. Reparei ontem que era quarto crescente e que vou apanhar a lua cheia em plena viagem para Boston no dia 6. Pode ser que se veja do avião :))
Os meus netos tb adoram dinossauros, tem uma colecção e quando se perde um é uma tragédia.

Este poema é lindo, cristalino...intimista ( como quase todos).

Gosto bem mais de intervir aqui do que nos threads sobre política, pois fico demasiado exaltada e nem sempre sou muito contida...

Continua a limpar as armas, mano, mesmo em tempo de guerra.

Virgínia

Elisete disse...

Virgínia,
Entre o levantar-me e o ligar o computador já fiz mil e uma coisas, entre as quais dar uns grandes beijos e abraços na minha criaturinha preferida, levá-lo à escola, falar com a professora (fundamental!), etc., etc.. Mas, de facto, quando ligo o computador, mesmo antes de ver o correio, a primeira coisa que faço (quando o dia de trabalho não começa com alguma reunião) é visitar o “Espaço Azul Entre as Nuvens” e o “Vidas de Colégio” (agora um pouco parado). Quando tiver um blogue seu, será, com toda a certeza, incluído nesta selecção.

Anónimo disse...

Já há muito que quereria - e não quereria - ter um blogue meu, mas se o fizer, será mais dedicado às Artes do que à Política. Para já teria de aprender como é que se monta um blogue, pois não faço ideia!!
Mas se for para a frente com a ideia, convidá-la-ei logo, prima!

Virgínia

Sabe que a história preferida dos meus netos é a do Pedro e o Lobo???

Elisete disse...

Venha ele, o blogue! A propósito de Arte, se tiver oportunidade de vir a Lisboa até Setembro, no Museu do Oriente está a decorrer uma exposição temporária “Fausto Sampaio – Viagens no Oriente” que inclui alguns quadros pintados em Goa. Um deles, Sari Vermelho, teve como modelo a minha Mãe. Na minha opinião, (de filha, claro!) não faz jus à sua beleza mas não deixa de ser muito bonito. Aqui fica a publicidade: ao Museu (um espaço que gosto tanto), a Fausto Sampaio e ao seu quadro Sari Vermelho (perdoem-me a vaidade).

catuxa disse...

Este poema é a cereja em cima do bolo. E que enquadramento mais romântico e universal poderíamos ter do que o luar, que, além do mais, tal como o sol, "quando nasce é para todos".

catuxa disse...

Vou começar agora a ler o "Leite derramado", ainda mais curiosa do que já estava.

Anónimo disse...

Já estive a ver na net info sobre Fausto Sampaio. Tem quadros muito belos, ao estilo impressionista. Gostava de ver esse de que fala, Elisete, mas não o encontrei na net. Se tem foto ou cópia, pode mandar-me para o meu mail?
virginiabarros4@gmail.com

Gostava mesmo muito de ver mais pintura dele, se puder quando for a Lx, dou lá um salto.

Virgínia

joaopedrosantos disse...

Espero que as suas férias tenham sido o melhor possível. Quero só mandar-lhe um abraço de óptimo regresso. Adorei a poesia que escreveu nas férias.

Elisete disse...

Virgínia, tenho foto mas não está em condições e, infelizmente, no catálogo da exposição faltam dois dos quadros expostos, um dos quais é precisamente o Sari Vermelho.