quarta-feira, 8 de julho de 2009

hoje é dia de São Procópio

Procopius de Scythopolis, morto em 303 DC, era filho de Santa Teodósia. Nasceu na cidade de Jerusalém e faleceu em Systhopolis. Foi o primeiro dos mártires da Palestina e era, segundo os relatos, "um homem cheio da graça divina que desde sua adolescência devotou a castidade e a pratica das virtudes e da humildade... Vivia apenas com pão e água e somente comia a cada três dias".

Felizmente, nasceu em Portugal um bar, há décadas, que foi durante muitos anos um ex-libris da noite lisboeta. Frequentado por jornalistas, políticos, amantes, grupos de amigos ou solitários a afogar desgostos de amor, o bar de Alice Pinto Coelho foi uma marca na capital, e não consta que tivesse como objectivo a prática da castidade, das virtudes e da humildade; pelo contrário, era um hino à tertúlia e aos prazeres terrenos.

Tenho muitas, e muito boas, recordações do Procópio (não as vou relatar aqui, escusam de ter ideias), e já há alguns anos que não vou lá... tenho algum receio de me desiludir. O Juvenal já não está atrás do bar, e não sei se o gin, a cerveja ou as tostas mistas sabem ao mesmo. Diz-se que o tempo não passa pelas coisas, mas porventuras as coisas passam pelo tempo. Creio que o Procópio será uma delas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Fui lá várias vezes durante a minha estadia já casada em Lisbo, nos anos de 73-75. Era um local maravilhoso, numa praça cheia de árvores lindas que no Outono ficavam douradas. Perto dali tive explicações com um Herr Pfluger, judeu alemão, que morava na esquina em frente e me ensinou muitas coisas sobre Portugal (?) para além de alemão. Uma pessoa extraordinária. O jardim das Amoreiras era um local de culto....

Virgínia