sexta-feira, 6 de novembro de 2009

diálogos da 2ª Circular

"Houve uma depressão muito grande devido à pré-temporada do Benfica".

Paulo Bento - TVI










É extraordinário como os sportinguistas, adeptos de um clube com tantos palmarés, fundado há mais de cem anos, em rotura com o Benfica de então, que apregoou sempre um complexo de superioridade, decorrente do facto de o grupo de fundadores ser composto pela aristocracia de Lisboa, face ao carácter populista do seu congénere da 2ª Circular, revelam, afinal, um enorme complexo, mas ao contrário.

Na altura o Sporting levou uns quantos jogadores do Benfica, desfazendo a trave mestra deste clube, o que acentuou a rivalidade entre os clubes e os adeptos.

Quando vou ao Estádio, vejo bandeiras e cachecóis que apenas apregoam à raiva contra o outro, o que acho lamentável, mesmo que, interiormente, deseje os piores resultados ao meu rival.

O que me espanta, contudo, é como, - e Paulo Bento, que já foi um (excelente) jogador do Benfica confessa - passados cem anos, esses complexos continuam. De Alvalade para a Luz e não vice-versa. Os complexos de superioridade de classe do SCP resumiram sempre um enorme complexo de inferioridade no futebol jogado. Assim, dificilmente crescerão, mesmo que já com mais de 100 anos de idade.

Alguém quer fazer uma Tese de Doutoramento sobre o assunto?

1 comentário:

Virginia disse...

Felizmente o meu clube tem tudo menos complexos :))

Mesmo quando joga mal - e anda a jogar tem que não caias, mantém uma garra e uma exigência que atrai a sorte e acaba por ganhar quando os outros perdem.

É o que mais gosto no FCP...a garra. E a certeza de que é um clube que só virá abaixo se houver um terramoto. Não gosto muito dos portistas fanáticos, mas adoro os jogadores e a sua união à volta dum símbolo.

Agora que o Boavista foi trucidado, o FCP é a grande baluarte da cidade.