quinta-feira, 26 de novembro de 2009

não ter ido para assessor foi uma sorte...


O presidente da República, Cavaco Silva, condecorou na terça-feira um cidadão chinês que há 15 anos foi condenado em Portugal pelo crime de auxílio à imigração ilegal.

Público


Claro que o PR não tem nada a ver com isto, já que foram os serviços das Ordens e Chancelarias que meteram água (também não percebo como, se qualquer funcionário público tem de apresentar a certidão criminal para tudo e mais alguma coisa...).

Mas espero que o assunto não morra aqui e que se saiba quem fez tamanha estupidez... mais um Comendador para o reino, agora o do "arroz chau-chau"...

PS. alguém sabe o que ele fez para ser condecorado?

13 comentários:

Pedro disse...

Boas Noites Dr. Mário
Após alguma pesquisa, retirei este excerto do site da TSF online.

"Jin Guoping é considerado um dos maiores especialistas no estudo das relações históricas entre Portugal e a China. Por essa razão recebeu, na terça-feira, a Ordem do Infante D.Henrique, mas ninguém sabia que este chinês que vive em Portugal há mais de 20 anos não tem o registo criminal limpo.
Guoping foi condenado em 1994 por ser o líder de uma rede de auxílio à imigração ilegal na Península Ibérica, que tentava passar cidadãos chineses para os Estados Unidos.
O então tradudor de chinês e português reclamou a inocência, mas o tribunal não pensou da mesma maneira e condenou-o a 15 meses de prisão com pena suspensa.
No processo de candidatura para receber a Ordem do Infante D. Henrique não constava a condenação pelo crime de auxilio à imigração ilegal. O registo criminal do candidato também não foi investigado."

Nota: Obrigado por esclarecer-me sobre a Gripe A , hoje o meu pequeno já foi vacinado.

Pedro

catuxa disse...

Pode haver outras explicações: já há pouca gente que não tenha sido condecorada (com o presidente Sampaio, eram às dezenas de uma vez), fica sempre bem incluir um estrangeiro na lista e pode dar jeito tratar a China com paninhos quentes e dizer que somos muito amigos.
Ou então é mesmo falta de jeito. Depois da história das escutas...

Mário disse...

Pedro - obrigado. É engraçado como tanta gente supostamente faz tanta coisa "a bem da Nação"... igual ao que dez milhões de outros portugueses fazem, mas enfim...

Catuxa - ainda deve haver algum gato perdido ou cão desvalido. Com o Sampaio saíam às fornadas, tipo biscoito. Até funcionários do PS foram condecorados por serem... funcionários do PS (o País deveria agradecer, com uma vénia).
Diz-se que condecorações, não se pedem nem se recusam. Mas cheira-me que... cala-te boca.

Virginia disse...

Tu é que devias ser condecorado pelos serviços prestados à Nação engripada, sem gripe , com medo de a ter, sem vacina, com vacina, com filhos, sem filhos, grávidas e futuros pais. Fiquei "flabbergasted", como diria o herman com tanta resposta a tantos anseios.
Por aqui ainda não há gripe nenhuma ( em quinze pessoas mais chegadas), mas quando vier, tb sei a quem telefonar ou escrever! :)))))))))

Quanto ao senhor Guoping deve ter mandado muito take-away para Belém em dias de aperto!

Huckleberry Friend disse...

Ouvi hoje o Mota Amaral (chanceler das ordens) na TSF, dizendo que só tiveram em conta «os méritos daquilo que o Dr Jin Guoping realizou em favor da cultura portuguesa e das relações entre Portugal e a China» e que nem o conhecimento POSTERIOR da condenação altera a sua opinião. Thrilling!

Sampaio actualizou a piada de Garrett, para «foge, varredor, que te fazem comendador»...

PS: Pai, complemento o ditado das condecorações - nunca se pedem, nunca se recusam e muito menos se usam.

Mário disse...

Tching ling vende glavatinhas balatinhas no lalgo do lossio.

Mário disse...

Huck: excepto o Comendador Joe Barardo...

Teresa Martins disse...

Já não é a primeira vez que Cavaco Silva mete os pés pelas mãos nestas coisas... Em 2007, por altura dos indultos, o sr presidente da república brindou um foragido:
"O Presidente da República, Cavaco Silva, concedeu no último Natal um indulto a um proprietário de discotecas em Évora, ignorando que o homem era procurado pelas autoridades policiais portuguesas e estrangeiras, noticia o semanário Expresso. O Chefe de Estado concedeu o perdão de uma pena de seis meses de prisão aplicada ao empresário, desconhecendo que o homem já tinha sido condenado, num processo anterior, a quatro anos e meio de cadeia e sobre o qual pendiam vários mandados de captura nacionais e internacionais por ter fugido para o estrangeiro".
Alguém anda distraído lá pelas bandas de Belém...

Mário disse...

São os vírus que atacam o "computador pessoal onde tem informação classificada"... alguma dela era provavelmente sobre foragidos, condenados e outras coisas no género...

miguel disse...

consta que Cavaco Silva se condecorará a si próprio,sendo o único condecorado do próximo dia de Camões... para evitar mais erros, omissões e faltas de informação.

Mário disse...

no "Dia da Raça", como ele diz?

Huckleberry Friend disse...

o raça do homem...

catuxa disse...

Quer dizer, podemos andar aí a fazer asneirada e, mais tarde, quando nos der na veneta, escrevemos umas coisas engraçadas ou arrajamos uns amigos nos sítios certos e somos condecorados (se é que isso ainda tem valor) ou nomeados assessores. Ou então, fazemos as asneiras depois. Sugestivo... infelizmente. É esta mentalidade que assusta.