sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Óbidos Vila Natal - abre hoje.

Vale a pena ir a Óbidos, nas próximas semanas, onde se realiza, mais uma vez, este. Especial-
mente se tiver crianças.

Óbidos já nos habituou a grandes espectáculos e eventos, de enorme qualidade, seja o Festival Medieval, a Feira do Chocolate ou numerosos concertos e óperas.

Sou suspeito, dada a minha ligação à vila e ao concelho, mas vale mesmo a pena ir (de preferência, evitando o fim-de-semana) e desfrutar de todas as belezas que Óbidos oferece. E há sempre uma ginginha em copo de chocolate, doçarias múltiplas e comida de excelência.

10 comentários:

Virginia disse...

Sounds great...I wish I could.

Hoje deu-me para o inglês, desculpa.

Ainda não te contei a melhor...fui contratada para fazer ou expor quadros numa loja de modas através da net ( o meu blogue está com sucesso, graças a ti!). Não levam comissão nenhuma e vendem o que eu quiser. Sounds fun, doesn't it?

Huckleberry Friend disse...

Irei provavelmente no próximo fim-de-semana... parece ser muito giro. Tia, «kudos» pelos quadros.

catuxa disse...

Huck, se calhar também vamos, nesse ou no seguinte. Depois falamos. Tia, força!

Mário disse...

Os miúdos deliram... e os adultos também, mesmo que por razões mais "estomacais"...

miguel disse...

Após uma entrada e 4 comentários familiar e "opinisticamente" homogéneos , segue este, mais heterógeneo, à laia de " tacada" ( pouco habitual, de resto, na minha pessoa:

Acho a Vila de Óbidos possuída de algum artificialismo, mesmo do ponto de vista arquitectónico ( não obstante me ligarem, também, laços - quase nós - à zona ) As iniciativas , legítimas, de a tornar mediática, parecem-me algo "kitsch", a começar por esta, de encher as suas muralhas de neve artificial (Óbidos é mais ar marítimo,livre,rebelde, ventos de norte que, no inverno, têm tendência a aquecer e não a refrescar)

Salvam-se a ginginha e a alegria das crianças perante as iniciativas de levar animação à vila... e uma ou otra foto de família bem esgalhada, possível de obter junto as paredes caiadas ou lá em cima, onde é feita a feira medieval.

p.s.- lembrei-me , agora, que já fui à Feira medieval coma a família e gostámos.

Em resumo, Oeste, sempre; Óbidos, às vezes! :))

Mário disse...

Miguel. Bem-vindo.
Óbidos é o que é, e mantém a traça original dos séculos anteriores, mas o que talvez espanta é estar bem conservado - mas é assim que deveriam estar todas as vilas -, e não haver incongruências arquitectónicas. Daí a sensação de "ser tão bonito que até parece de plástico", como as flores.

Os eventos são o que são, claro que um bocado virados para "o povo unido" - neve não fará muito sentido dado que raramente neva, mas é uma vila muito virada para asianças, desde que o Telmo Igrejas é presidente - e as crianças gostam é de fantasia e de magia, e a neve até pode cair em São Tomé...

Eu fujo dos dias de fim-de-semana como o diabo da cruz, já que tenho a sorte de poder lá ir em dias mortos. O Festival Medieval foi giro, e apanhámos torneios de lança e sei lá mais o quê - sobretudo para a criançada. O Festival de Chocolate é gostoso... e, comop dizes, é sempre um pretexto para uma ginginha.

Claro que estou enviezado porque trabalhei lá dois anos, foi o local onde comecei a prática como médico de família e onde pude levantar um centro de saúde de raiz, na casa do pintor Malta (Casa da Praça, junto à Igreja de Santa maria, onde agora é um museu) e vi que algumas utopias eram possíveis. Foi também onde aprendi que a Saúde deveria trabalhar com a Educação, a autarquia e as forças-vivas do concelho, e a importância de ouvir os utentes e perceber a dinâmica do tecido social.

E não era só Óbidos, era também o Vale Benfeito, um dos locais mais pobres de Portugal, e a A-dos-Negros ou o Sobral da Lagoa, e as visitas domiciliárias às casas mais humildes, com os velhos e os seus AVCs, mas onde sobrava sempre um chá e um motivo para uma pequena conversa sobre a Vida.

Há dias levei a Catarina e os miúdos a conhecerem o meu local de trabalho em A-dos-Negros, onde ficava sozinho três dias por semana. Está igual... eu é que mudei alguma coisa, mas carrego tudo isto dentro de mim, felizmente.

miguel disse...

Vi agora. Há espectáculos de dança, magia, teatro, ópera. Até 3 de Janeiro.

Sérgio disse...

Em meia dúzia de meses passei de "ciberanalfabeto" a "bloguista viciado" e tudo por causa do Jacques Brel. (foi a minha vingança porque não houve editores que quisessem publicar os textos do JB em português... vai daí virei-me para a internet).
Para já... PARABÉNS por este blog Mário Cordeiro. Tenho estado a ler os posts publicados e estão impecáveis! Vou continuar a pairar neste espaço azul entre nuvens.
Sérgio

Dylan disse...

Acabei de chegar de lá. Estou a fazer um artigo.
Achei o preço dos bilhetes um bocado exagerado.

Mário disse...

Sérgio - obrigado. Também eu poiso no seu!

Dylan - estes eventos não costumam ser muito baratos, mas este não faço ideia de quanto é. Valeu a pena? Ainda não fui lá... e todas as opiniões contam!