domingo, 27 de dezembro de 2009

dou-te vinho, dás-me roupa...


Passadas as Festas, regressa-
mos ao nosso ram-ram...

Celebrado no dia 27 de Dezembro de 1703, o Tratado de Methuen estabelecia a ausência de impostos nos vinhos exportados para Inglaterra e nos têxteis exportados de Inglaterra para Portugal, independentemente de estarem em guerra contra ou a favor de França.






He estipulado que Sua Sagrada e Real Magestade Britanica, em seu proprio Nome e no de Seus Sucessores será obrigada para sempre daqui em diante, de admitir na Grã Bretanha os Vinhos do produto de Portugal, de sorte que em tempo algum (haja Paz ou Guerra entre os Reynos de Inglaterra e de França), não se poderá exigir de Direitos de Alfândega nestes Vinhos, ou debaixo de qualquer outro título, directa ou indirectamente, ou sejam transportados para Inglaterra em Pipas, Toneis ou qualquer outra vasilha que seja mais o que se costuma pedir para igual quantidade, ou de medida de Vinho de França, diminuindo ou abatendo uma terça parte do Direito do costume.

Será que hoje em dia, Sócrates e Gordon Brown fariam o mesmo acordo? Haaaaa.... a relembrar a sintonia no caso Maddie...

Sem comentários: