quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

São Silvestre



Embora seu nome se confunda com as corridas anuais que percorrem as ruas no último dia do calendário Gregoriano, São Silvestre já existia antes dela.

Foi o primeiro santo não-mártir e morreu  no dia 31 de Dezembro e, enquanto papa, São Silvestre revolucionou a doutrina e ligou o Clero ao Estado. Também estabeleceu que o cristianismo passaria a ser a religião oficial do Império Romano (e aqui chegou também por essa via), abrindo aos cristãos a hipótese de professarem a sua fé sem restrições, 300 anos depois do seu início, e de brutais perseguições.

Com o dia de São Silvestre acaba o "Ano Velho", mas talvez por isso possa er um dia de reflexão sobre o que se passou, o que desejamos e o que não queremos, ponto de partida essencial para um 2010 melhor.

Em 1991 e 1992, respectivamente, acabaram oficialmente neste dia a União Soviética e a Checoslováquia.

1 comentário:

Virginia disse...

Interessante saber que S. Silvestre não foi o santo que mais correu pela Europa para fugir aos imperadores, mas pelo contrário conseguiu institucionalizar a liberdade religiosa dos cristãos. Um grande feito.

Então como se está aí? Bem? Com lenha ou sem necessidade dela para se aquecerem?

Estou verde de inveja. Aqui troveja, chove que Deus a dá, depois pára e vem um lindo sol a fazer negaças, o vento é forte e atira com os chapéus à vida, o mar está encapelado e furioso por não ter as bandas a tocar na praia.

Que o próximo seja melhor que este. E que possamos ver-nos mais ( talvez já na 2ª feira?)