sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

com saudade, 28 anos depois...




Pai, a Minha Sombra és Tu


a cadeira está vazia, um corpo ausente
não aquece a madeira que lhe dá forma

e não ouço o recado que me quiseste dar
nem a tua voz forte que grita meninos
na hora de acordar
ouço o teu abraço, no corredor em gaia
e os olhos molhados pela inusitada despedida

o sol foge
mas o crepúsculo desenha a sombra que
tenho colada aos pés
ou o espelho, coberto com a tua face

pai, digo-te
a minha sombra és tu


Jorge Reis-Sá, in "A Palavra no Cimo das Águas"

Escultura: Gustav Viggeland

4 comentários:

Pat disse...

Sim, Tio, tanto por dizer... Tanto para nos dizer... Lembro com muita saudade o seu colo, as histórias que me contava, os passeios, as idas com ele a Sta Maria. Não me chamava Patrícia, chamava-me "Neta Velha". Ficaram-me os valores, o seu carinho, a ternura com que me olhava, o sorriso, as raízes. Ficou-me uma imensa saudade.
"...Os olhos molhados pela inusitada despedida..." 28 anos depois ainda os sinto molhados.
Até sempre, querido Avô!!

Mário disse...

Pois é - um grande Homem. E um grande Pediatra. Um Mestre.

Tanto que ficou para dizer - logo naquela idade em que começava a ter tanto para dizer, e em que a porta se entreabria, devagarinho.

O destino prega partidas destas...

Virginia disse...

Recem-chegada do Yorkshire, onde ficaram tantas lembranças de viagens com os nossos pais e também a alegria de poder ver de novo locais maravilhosos que me lembram a infancia do colégio, desta feita com a minha filha "inglesa", feliz, reservada e calma como sempre, leio este post e tenho de confessar que pela primeira vez o dia 5 passou sem recordar a morte...mas a VIDA.

Ben haja o nosso Pai que onde quer que esteja nos ensinou a VIVER.

Virginia disse...

Lembro tb que era no dia 8 que se celebrava o Dia da Mãe e que todos juntos oferecíamos prendas às nossas Mães...ouvindo o disco La Fête des Méres em 45 rotações. Era um dia especial, já que não havendo Dia do Pai, passava a ser o Dia da Família....
Felizes quem tem Pais como os nossos...foi uma grande benesse que tem agora de passar de nós para os nossos filhos e netos...