quinta-feira, 27 de agosto de 2009

e se...



Como todos os anos recebo um mail a dizer que, a 27 de Agosto, se vêem duas luas, porque Marte não sei quê, e patati patatá - uma impossibilidade matemática e astronómica, mas que circula por outros motivos (aferir a rapidez de circulação de mails) -, aqui fica o que poderia acontecer se essa fantasia fosse realidade.

9 comentários:

Anónimo disse...

O que me espanta, é as pessoas não pararem para pensar um pouco, e verem a impossibilidade do fenómeno, o que conta é passar (MÁ) "informação" e rápido.

Cada vez mais me desiludo com a preguiça de pensar reinante, e também com a Internet, pois cada vez mais é um veiculo de transporte de desinformação.

J. Agostinho

Mário disse...

É, Joaquim.

A 27 de Agosto de 2003, Marte bateu o recorde de proximidade, mas ainda assim foram 56 milhões de quilómetros. A Lua está a 360 mil...
E nessa data, foi o mais perto que esteve em cerca de 60 mil anos! Antes, só os Neandertais o tinham visto tão perto! Mas mesmo tão perto, visto da Terra, Marte não passa de uma “estrela” vermelha que quase ninguém consegue discriminar no céu.

Finalmente, se Marte fosse mesmo grande como a Lua, então estaria tão, mas mesmo tão perto da Terra que seria agarrada por ela e colidiria connosco!

Se defendem a verdade científica e astronómica, não difundam estes mails.

Huckleberry Friend disse...

Recomendo o artigo de Nuno Crato no Expresso da semana passada, que explica em detalhe todo este disparate. Recomendo, aliás, todos os artigos de Nuno Crato, pessoa que como poucas sabe escrever sobre ciência para leigos.

E louvo o presente do blogmaster!

Virginia disse...

Nuno Crato que tem criticado as medidas da Senhora Ministra em prole do facilitismo e corrida às estatísticas....
É um cientista e sabe do que fala...


Marte estava mais brilhante que o costume. Mas era tudo!

Mário disse...

Virgínia: onde vai algum fundamentalismo... o facto de criticar a Ministra dá-lhe credibilidade a nível da Astronomia? Só se lesse nos astros quem vai ser o próximo ministro!
E, quanto às estatísticas, todos sem excepção as manipulam, com ou sem intenção, porque os dados podem sempre ter várias leituras e a tendência é pegarmos naquela que melhor sustenta a nossa Tese.
Que Marte nunca poderia ser do tamanho da Lua é óbvio para qualquer mortal - não se entende ´r porque é que se continuam a passar baboseiras desses para os mails das pessoas, todos os anos, quando se poderiam revelar coisas mais interessantes...

Virginia disse...

Não é fundamentalismo, é confiar numa pessoa que já há mais de cinco anos escreveu sobre o eduquês e os males do facilitismo e burocracias. Tão simples quanto isto.
Deve saber mais de astronomia do nós, dado que é matemático...mas acima de tudo é professor e inteligente.
Quanto às estatísticas, mano, quem melhor sabe do que os profs aquilo de que os alunos são capazes, em geral? Não me esqueço de aulas de substituição que eram nulas porque obrigatórias e difíceis de controlar. E acho que sempre tive jeito para lidar com adolescentes. Até lhes cheguei a dar chocolates para que eles trabalhassem, podes crer.

As Novas Oportunidades são falácia. Fazem muito bem à alma, sem dúvida, a minha empregada esfalfa-se para lá estar a horas, mas diz que não compreende nada do que lá se diz - inglês, Maastricht, etc!!! para quem só teve aulas em Angola até ao 6º ano.

É bom que vá, mas não faz dela uma letrada....nem lhe dá competencias de 9º ano.

Mário disse...

Gostava de saber o que fez a Drª Manuela Ferreira Leite, enquanto Ministra da Educação - que eu saiba, na altura os professores arrancavam cabelos e faziam "manifs", e os alunos mostravam-lhe o sim-senhor...

Aparece agora como a salvadora da Pátria... e as propostas do programa do Governo são tão gerais que ficam ao nível das declarações de intenção das misses Universo. Na Defesa, por exemplo, é "trazer as ossadas dos combatentes da Guerra Colonial que morreram lá". De geo-estratégia, alianças, colaboração em acções da ONU ou da NATO, renovação das forças armadas ou compra de material? Zero...

Mário disse...

Virgínia: não se, verdadeiramente, se todos os professores saberão "do que os alunos são capazes". Muitos nivelam e massificam o processo de Ensino/Aprendizagem, nunca procurando saber o que cada aluno sabe, quais as suas competências e quais os seus talentos, designadamente nas áreas social e humana.
Uns são professores, outros limitam-se a "dar" aulas. Outros nem isso...

Virginia disse...

Não me parece que , em lugar algum do mundo, os alunos sejam avaliados até à exaustão pelos profs do ensino secundário. As turmas são de 28 alunos e as aulas de 90m. Os profs têm de ocupar os alunos com actividades variadas em que se realize o verdadeiro ensino-apremdizagem. Já ninguém pode apenas debitar. Muitos gostariam de nivelar, nem massificar, mas isso é o que a Ministra quer, que se nivele por baixo e massifique o ensino para que todos tenham chances ( e melhorem as estatísticas.). Intenções boas, mas mediocres. Gostava que fizessem um verdadeiro estudo e reportagem dos efeitos das NO....
A MFL teve sobretudo que enfrentar os alunos que não queriam exames, nem provas globais. A sua governação pautou-se pela exigência, daí as revoltas dos alunos e pais. Os profs só reclamaram pela congelção dos salários por causa do defice, mais nada.