segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Vasa Skepp



No dia 10 de Agosto de 1628, o Vasa, navio de guerra mandado construir pelo Rei Gustavo Adolfo, da Suécia, saíu da baía de Estocolmo, aplaudido por milhares de suecos, que queriam ver "a jóia da Coroa" na sua viagem inaugural.

Cerca de uma milha depois, o Vasa adornou e naufragou - provavelmente porque o construtor, que se esmerou no exterior do navio, colocou lastro a menos, fazendo subir substancial e perigosamente o centro de gravidade do navio.

Em 1961, mais de trezentos anos depois, foi decidida e conseguida a sua recuperação, e transferido para um estaleiro - o Wasawarwet.

Da primeira vez que estive em Estocolmo, em 1975, pude visitar o navio, cheio de lama e limos, com ar sinistro e com as suas figuras e madeiramentos em estado deplorável. A visita era permitida a estudantes, tentando recrutar algum que pudesse "dar uma ajuda".

Voltei várias vezes e pude ver a maravilhosa evolução do Vasa - recuperação, construção de um museu que, só por si, um pouco como o Museu d´Orsay, merece a visita. Sempre renovado, o espaço do museu é uma obra de arte, e o Vasa lá continua, esplendoroso, a mostrar como a vaidade e a arrogância humana pode dar cabo de um projecto, ter enormes custos e fazer perder muitas vidas.... muitos séculos antes do Titanic. Acresce que a urgência em pôr o Vasa a navegar, em direcção à frota que combatia na Guerra dos Trinta Anos, fez com que nenhum dos técnicos se opusesse às ordens do Rei, apesar de terem já sido detectados problemas.

Hoje voltei, e voltarei sempre, porque visitar o Vasa é rever sempre coisas novas, no navio, no museu e dentro de mim também.

Sem comentários: