segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Superstições de Agosto

O mês de agosto é popularmente conhecido como o mês do desgosto - precisamente no dia 24, Catarina de Médicis ordenou o massacre de São Bartolomeu.

Os romanos deram ao oitavo mês do ano o nome de Agosto, numa homenagem ao Imperador Augusto, pela conquista do Egipto e pela sua elevação a consul. Porquê o azar atribuído a Agosto e quando começou? Ninguém sabe.

As mulheres portuguesas, por exemplo, não casavam nunca em Agosto, porque era a altura em que as caravelas e navios zarpavam: casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva. Em algumas aldeias ainda é possível sentir-se esse receio.

Mas já bem longe daqui, na Argentina, não é aconselhável lavar a cabeça durante todo o mês de Agosto, porque quem a lavar está a chamar a morte (actualmente é mais a Gripe A, mas enfim...).

2 comentários:

Virginia disse...

Não sabia que a Kiki de Roux tinha sido a tua primeira namorada!!! Conhecia muito bem a mãe das reuniões do Home International....mal ela sabia que estava para ser sogra do meu irmão!!!
Não foi em Agosto que se conheceram, pois não??
Naive, sim, devia ser para querer namorar com um fedelhito de olhos azuis esbugalhados, :)))

Larose disse...

... e eu a pensar que o 1º de agosto entra a gosto!