quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

mau tempo no Oeste


A "nossa" Região Oeste foi massacrada pelo pequeno tornado que, ontem, resolveu fazer caminho pelos concelhos de Torres Vedras e Lourinhã.
Segundo soube, por um amigo que lá mora, os estragos foram violentos e o medo muito.
A ver se há tréguas no Natal.
E a ver se os viajantes natalícios conduzem com tranquilidade, não bebem bebidas alcoólicas e usam cinto de segurança no banco de trás.

7 comentários:

catuxa disse...

Nem mais. Ainda no outro dia conheci um rapaz que perdeu a visão num acidente, aos 19 anos, porque não ia com cinto (na altura, penso que não era obrigatório), embora não fosse a grande velocidade. Aprendeu, mas a um preço altíssimo. Todos conhecemos destas histórias, ou piores. Faz muita pena que tenha de ser assim. Hoje em dia, ainda faz menos sentido mas continuo a ver gente bem formada a andar com os filhos aos pulos nos carros, nas cadeiras mas sem cintos, etc., etc.
Se, quanto ao tornado, pouco podemos fazer, quanto ao resto...nem sei o que lhe chamar.

miguel disse...

Em Cabanas de Torres ( concelho de Alenquer ) o cemitério local viu um cipreste ser derrubado pelas raízes caíndo, com estrondo, sobre as sepulturas que são erigidas e mantidas com imenso sentimento. As sepulturas, muitas delas, ficaram quase destruídas.

Felizmente que o fenómeno ocorreu de madrugada porque se fosse no momento de um funeral, cheira-me que, além deste, seriam feitos de imediato mais 20 ou 30. Seria a mãe de todas as ironias e o cm cemitério encerraria temporariamente por sobre-lotação :))


Outeiro da Cabeça e Abrigada são algumas das localidades da zona que também ficaram com marcas do mini-furacão.

Temperaturas altas, pressão atmosférica baixa, a proximidade do mar é um "caldo de cultura" que pode originar situações destas.

catuxa disse...

Tio, ali o cordeirinho da direita (literalmente) salta, salta mas está um bocado despistado. Faltam 4dias para o Natal? Olhe que, daqui a um dia e pouco, já está "o menino da Senhora" nascido, "nas palhidas despidinho", "os anjos cantando" e o cordeirinho a ver navios. Olaré.

Mário disse...

Só faltam 4 dias... para descansar do Natal... mas já corrigi.
Raio de cordeiro, deixou-me embaraçado!

Mário disse...

Recordo com saudade uma ida às Cabanas de Torres, com um tempo muito bonito (e uma recepção em casa dos sogros do Miguel, comovedora e fraternal) e o passeio aos moínhos... mas moínho significa vento... e mesmo nessa cálida tarde de Verão, estava uma ventania "de criar bicho".

Huckleberry Friend disse...

Soube de alguma devastação lá para o concelho da Lourinhã. E o Toxofal hoje à hora do almoço ainda não tinha luz. Já antecipei em meia hora a minha viagem Lx-Atouguia, amanhã, para poder ir com calma...

Virginia disse...

Aqui no Porto está um temporal desavindo. Não sei se não cairão mais árvores, ontem caiu um pinheiro com 50 anos na Av. da Boavista com tanta sorte que não morreu ninguém. Pelos vistos a tília do Botânico apanhou com um raio e daí ter ido abaixo.
Este inverno está tremendo...coitadas das pessoas que ficaram sem casa em Rio Tinto e noutros lados. Já tive um grande incendio em casa no dia 22 de Dezembro e calculo o que seja não se ter o nosso lar no dia de Natal.