quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

parabéns, Alice...

Em 30 anos de carreira, comemorados hoje, Alice Vieira escreveu dezenas de livros, ganhou prémios, marcou gerações de leitores e alargou o agregado familiar com filhos e netos "postiços" com quem se corresponde por carta.

Em 1979, um pedido dos filhos transformou a jornalista do Diário de Notícias numa escritora de livros infanto-juvenis.
"Rosa, minha irmã Rosa ' surgiu porque os meus filhos pediam muito para escrever histórias para eles. Queixavam-se que eu saía muito cedo e chegava muito tarde a casa e que nunca escrevia nada para eles", recordou em entrevista à Lusa.
"Para ver se os calava", Alice Vieira desafiou-os a escreverem uma história em conjunto com ela.
Durante umas férias, os finais de tarde eram passados à volta da mesa de casa a trabalhar naquele que se tornaria uma referência para centenas de crianças.
         Expresso on-line

Mesmo que seja uma personagem polémica e, até, no discurso, algo desagradável (na minha opinião, note-se!), Alice Vieira é uma marca incontornável da literatura infantil em Portugal. Parabéns!

4 comentários:

Sofia MJ disse...

Rosa, minha irmã Rosa foi a minha primeira paixão literária. Tinha nove anos quando o comecei a ler, em conjunto com os meus colegas, na escola. Cada um lia uma parte e era assim que o professor esperava despertar a nossa atenção para a leitura. Claro, eu adorei o livro e pedi que mo comprassem. Li-o e reli-o, várias vezes, e depois li as continuações: chocolate à chuva e outro do qual, de momento, não me lembro do título. Parabéns Alice Vieira!

Ana Luísa disse...

Ainda me lembro do primeiro livro, da sua autoria, que o meu pai me ofereceu num aniversário. "Este Rei que eu Escolhi" era a obra e tive que o reler uns anos mais tarde...
Espero que um dia o meu filho também tenha o prazer de ler esta grande autora.
Muitos parabéns à Alice Vieira e obrigada pelas boas vindas ao seu blog.

Anónimo disse...

Ainda há pouco tempo, eu e outras amigas, recordámos com saudade os tempos em que devorávamos os livros da Alice Vieira! Foram um marco na nossa geração! Espero que as minhas filhas venham a gostar tanto como eu! Estão todos na casa dos meus pais, à espera que os netos comecem a lê-los!

Vanessa

Huckleberry Friend disse...

Li muitos livros de Alice Vieira, de Rosa, minha irmã Rosa (primeiro de uma trilogia que abordou problemas da infância, pré-adolescência e adolescência então ausentes da maioria dos livros, tipo período, divórcio, mudar de escola e casa, etc.) a El-Rei Tadinho (hilariante) e inúmeros outros. Guardei alguns para a minha filha, que tem um ano mas já os folheia apenas pelo prazer de manusear livros.