quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

rigor jornalístico

Um homem com outras patologias associadas morreu de gripe A após ter tomado o medicamento 'Tamiflu'. Este é um dos primeiros casos de resistência ao antibiótico.
          Correio da Manhã

1. "morreu após ter tomado o medicamento" sugere, sem margem para dúvidas, que o medicamento foi a causa da morte... errado. A frase correcta deveria ser: "morreu apesar de ter tomado o medicamento". Completamente diferente, convenhamos...

2. o Tamiflu não é um antibiótico... mas um antivírico, porque, que eu (e toda a gente) saiba, não falamos da "bactéria da gripe", mas do "vírus da gripe".

Tanta gralha e imprecisão em duas linhas, no jornal mais lido pelo povo português. Será que o rigor jornalístico é rigor mortis?

2 comentários:

sininho disse...

Infelizmente os jornais vendem-se por "sensacionalismo" e não por rigor jornalístico!

Huckleberry Friend disse...

Nao há palavras. Sou jornalista, nada corporativo, e aflige-me a falta de rigor e a balduchice com que muita coisa é feita. Acabo de ouvir na TSF um noticiário em que a pivô dizia, a propósito da avaria do comboio do Túnel da Mancha, que o mesmo ia da cidade de "Port of Calais" para Inglaterra. É o que dá ler as notas da Reuters ou da AFP sem conhecimentos geográficos nem linguísticos...