sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

vacina anti-gripe A até aos 12 anos

A partir de segunda-feira começa a vacinação das crianças até 12 anos com a vacina anti-gripe A.
Basta ir ao Centro de Saúde (convém telefonar primeiro porque pode haver dias em que não vacinam).
Já sabem a minha opinião sobre a pertinência da vacinação.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não sabia desta fase da vacinação e até vou lendo jornais:-)

Agradeço o alerta!
Um Feliz Natal para si e toda a família
Helena Freitas
Coimbra

Mário disse...

É verdade. Da fase anterior, muitas vacinas foram para o lixo (=destruição) por falta de interesse da população.
Só me faz pena as pessoas que inutilmente morreram ou estiveram internadas, como as grávidas, e os prematuros que podiam não o ter sido, nmas cada um sabe de si e faz as opções que quer. O importante é que se responsabilize por elas...

Pintarriscos disse...

Olá Dr. Mário. Este comentário é um pouco extemporâneo, mas a verdade é que esta uma das gavetas que ainda temos mal fechadas na nossa vida. Os nossos filhos Miguel e João (3 e 8 anos) ainda não foram vacinados porque, confesso, continuamos a ter muitas dúvidas quanto ao fazê-lo. Já aqui disse uma vez que uma das grandes razões para não termos mais dúvidas do que as que sempre tivemos prende-se com o facto de confiarmos inteiramente em si, e se o pediatra do nossos filhotes defende uma vacina com tanta veemência, quem somos nós para decidirmos o contrário. No entanto, desde esta data até agora, de facto, ainda não recorremos ao centro de Saúde para a administrarmos, em parte porque as dúvidas continuam a ser mais do que muitas, em parte porque o medo generalizado se dissipou, em parte porque nós, como tantas pessoas, não somo impermeáveis a tudo aquilo que entretanto se foi escrevendo, assim como pelo facto de que repente, a tempestade amainou, e aquilo que no início parecia uma catástrofe de proporções bíblicas, revelou-se numa escala em tudo menor que o esperado. Também, confesso, não sou impermeável a tudo aquilo que se foi escrevendo desde que a onda passou, e confesso que, neste momento, ainda me sinto mais incomodado com tudo o que possa estar por detrás de tudo isto. Em jeito de exemplo, transcrevo aqui uma notícia que saiu hoje no portal Sapo (que tal como tudo o resto que se escreveu e disse, vale o que vale "Responsável europeu denuncia falsa pandemia: O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa encara a gripe A como uma falsa pandemia e diz que este é um dos maiores escândalos médicos do século. Jornalista da TSF, Cristina Lai Men, conversou com o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Wolfgang Wodarg, que lança duras críticas à OMS.
Maria de Belém diz que até hoje não há prova de que a gripe A não tenha sido uma pandemia
Maria de Belém admite, no entanto, que vários países demonstraram falta de bom senso na compra das vacinas.
António Vaz Carneiro, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, fala num falso alarme em relação à gripe A.
No dia em que o Conselho da Europa discute o modo como a Organização Mundial de Saúde (OMS) enfrentou a gripe A, o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa lança duras críticas ao que aconteceu e garante que o mundo nunca esteve confrontado com uma pandemia.
O diagnóstico era falso e custou muito dinheiro. Só na Europa, foram gastos 5 mil milhões de euros com as vacinas para a gripe A.
Um negócio para a indústria farmacêutica, que Wolfand Wodarg considera escandaloso.
Este médico alemão, especialista em epidemiologia, afirma que as pessoas perderam a confiança na OMS e que este caso deve ser agora investigado pelo Conselho da Europa.
Wolfgang Wodarg critica o alarme desnecessário, lançado pela OMS, considerando que se ficar provado que houve manipulação é preciso tirar as devias lições.
Ouvida pela TSF, Maria de Belém Roseira diz que, até hoje, nada prova que estas acusações tenham razão de ser, admitindo, no entanto, que houve vários países que demonstraram alguma falta de bom senso na compra das vacinas.
Mas, em Portugal, há também quem partilhe das críticas do presidente da Comissão de Saúde do Conselho da Europa.
É o caso de António Vaz Carneiro, professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, embora afirme compreender a reacção dos vários governos, em função do que foi dito pela OMS, fala num falso alarme que não justificava as medidas que foram adoptadas.
Até hoje, a pandemia de gripe A matou cerca de 13 mil pessoas em todo o mundo, 94 em Portugal."

Pedimos-lhe encarecidamente, uma vez mais, o seu aconselhamento e esclarecimento face a tudo isto, e face ainda áquilo que se sabe neste preciso momento sobre a real dimensão deste fenómeno, se devemos mesmo assim, administrar a vacina aos nosso filhos.

Atentamente

Paulo Galindro e Natalina Cóias