quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

25 anos. Terá servido para alguma coisa?



Foi há 25 anos.O tempo passa e alguns já morreram. E África, algo terá mudado? Duvido. A SIDA progride, as crises humanitárias sucedem-se, as arbitrariedades idem, e os ditadores travestem-se em democratas, perpetuando-se no poder através de votos de assembleias, para continuar, familiarmente, a roubar os povos e a acumular luxos e contas bancárias.

"We are the world, but the world could be better for you and me" se houvesse coragem para exigir mais e melhor  democracia, com intransigência total ao lidar com gente dessa.

4 comentários:

miguel disse...

Há uns poucos de oásis de paz e democracia em África. O apartheid já não existe na África do Sul...e não há um golpe de estado nem um assassinato na Guiné-Bissau há quase um ano ( riso amarelo)
Paradoxalmente contacto com jovens recém-chegados da Guiné que vêm cheios de amor à pátria.
De Cabo-Verde chegam-me, todos os meses, jovens plenos de iliteracia e inumeracia mas, simultaneamente, cheios de candura e serenidade no olhar, em contraste com os jovens de origem cabo-verdiana que cá nasceram.No Quénia e na Etiópia milhares de jovens trabalham por um lugar ao sol na indústria do desporto.

Mas, contas feitas, dá ideia que pouco mudou desde o live-aid.

A solução é meter a miudagem toda na escola e já. Não garante emprego mas humaniza e moderniza os comportamentos e abre horizontes muito mais vastos do que o marasmo actual.

Mário disse...

Caso não saibas, hoje mesmo deste 14€ para Angola. Pois. Portugal fez um empréstimo enorme, igual ao do Brasil, no âmbito de uma iniciativa de doadores internacionais. Ao mesmo tempo, a ignominiosa Isabel dos Santos anda a comprar empresas umas atrás das outras sendo o pai o presidente do seu próprio país!
Mete nojO!

miguel disse...

Que metem nojo os corruptos, disso nem se fala, tal como o dinheiro em excesso e o vicio do poder. A tudo isto cheira Angola e , já agora: ainda hoje, Ramos Horta pediu a Xanana Gusmão para combater a corrupção - o que quer dizer que Timor-Leste começa a não fugir à regra.É uma pena.

Virginia disse...

Pois é essa Angola que anda a investir no Benfica e por isso eles podem comprar os jogadores que querem sem ganhar dinheiro em competições nenhumas....sorry, mas isto tb cheira mal.