quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Pedroto


José Maria Pedroto morreu há 25 anos.

Foi um dos melhores treinadores portugueses, e quem devolveu ao FCP o estatuto de Campeão, tendo formado jogadores e dirigentes.

Vale a pena relembrá-lo, mesmo que pela sua morte.

6 comentários:

miguel disse...

Pois é: o inventor da máxima "...não ligues a meios para atingir os teus fins" deve-se ter inspirado num espectro que seria corporizado no Pedroto. Está certo: Lisboa era o país e o resto paisagem. O F. C. Porto e por arrasto, a cidade, ganharam um estatuto que ultrapassou fronteiras. Mas o Pedroto e as suas "jogadas mafiosas " geraram no jovem que eu era uma embirração ao Porto que ainda hoje se mantém...eu, lisboeta que nada tinha contra o Porto. O 1º campeonato da era Pedroto foi ganho , que eu me lembre, num jogo escandaloso na Antas, contra o Benfica.

Hoje, a populaça ainda chama "mouros" à rapaziada. A Burguesia da Foz, essa, continua a ser demasiado exclusiva para o meu gosto. Nisto tudo safa-se a Elisa Ferreira, uma quantidade de artistas, o Rui Rio , mais uma quantidade de malta, até - pasme-se - o Pinto da Costa e claro, a Virgínia , que não tenho o prazer de conhecer!

:)

Bib'ó Puarto, carago
!

Mário disse...

Não sou propriamente grande fã de métodos mafiosos, mas assim como quando há um sádico também há geralmente um masiquista, quando há corrupção é porque alguém a permite, deixa, estimula e até imita.

Pedroto talvez tenha tido métodos pouco ortodoxos, mas se os teve e se, combinado com Pinto da Costa, os implementou, é porque o pessoal esteve a "ver a bola". Quantos dirigentes, de todos os partidos, andam a lamber... as botas ao presidente do Porto, tentando sempre captá-lo para as campanhas ou, pelo contrário, execrando-o (o que é igual)? Se o consideram um vice-rei do Norte, ele aproveita... com Pedroto nem seria asism tanto e, factualmente, o FCP tornou-se num grande clube, com algum rigor no balneário, depois dele.

PS: roubos do FCP ao Benfica são praticamente todos os fins-de-semana, directamente ou por interpostos outros...

Virginia disse...

Minimizar desta maneira o Porto é um pouco desprezível.

EU não sou do Porto, vivo cá e adoptei esta cidade, mas há coisas de que gosto imenso e outras de que não gosto. Uma delas é dos fanáticos do Porto, o meu maior amigo sabe-o e eu atacva-o de tal modo que ele pensava que eu era do Benfica...ou do Boavista. Sempre fui do FCP e acho o trajecto da equipa extraordinária, para lá de todos os negócios sujos que possam ter havido ( como noutros clubes, aliás) entre arbitros e patrões. Nada me tira a memória daquele jogo do Bayern- FCP ou do Penarol-FCP, jogado na neve em 1987. Tenho-os gravados para mostrar aos netos.
Quanto ao Pedroto, confesso que ouvi falar, mas conheço-o mal. Sei que foi treinador do Boavista, clube de quem tenho muita , muita pena. Foi crucificado pela Liga e pelos Loureiros.

Virginia disse...

Roubos do FCP ao Benfica?????
Então o Olegário? Estava a favorecer o FCP???

Tem juizo!

Mário disse...

José Maria Pedroto não minimizou o Porto, pelo contrário, deu-lhe visibilidade, através do FCP. FOi o treinador percursos do "novo Porto", que, diga-se o que se disser, se tornou um símbolo da cidade. Pelo menos para quem mora em Lisboa e associa o FCP ao Porto.

Que há muita malandrice no futebol (ou nos bastidores dele, é sabido) e que isso toca a todos, idem. E que o futebol e a política andam numa promiscuidade muito duvidosa, também ninguém nega. E que todos querem colocar o Pinto da Costa no eixo das eleições, amando-o ou odiando-o, idem.

miguel disse...

Não deixo Pinto da Costa de fora; no melhor e no pior.

Ainda hoje me ri, bem cedo, com ele, a respeito da homenagem que fez a Pedroto. PPrimeiro foi o "beiçinho" de comoção ao falar diretamente para o defunto como se este estivesse a ali. Depois, com o mesmo ar contristado a lançar as geniais " ferroadas" ao pessoal de Lisboa ( leia-se do " Benfica" ) que pôs toda a gente da plateia a rir. Tem um sentido de humor inigualável. É um dirigente genial que - ele sim - erigiu o colosso que o FC Porto é, já nos dias que correm. E outra coisa - raramente recorre à 1ª pessoa. Recusou que o novo Estádio tivesse o seu nome. Raramente dá a cara quando há vitórias.

Sacana, pois claro, mas jantava de bom-grado com ele.