quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

camarate

Há 28 anos morriam Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, Snu Abecasis e António Patrício de Gouveia, entre outros. Apenas três comentários:

Relativamente a Sá Carneiro, devo dizer que me impressionou a sua figura, especialmente antes do 25 de Abril e no pós-imediato, mas que, ao contrário do que por vezes se quer fazer crer, não foi ele quem liderou a rejeição do modelo PREC+PCP+Conselho da Revolução. Foi Salgado Zenha, Mário Soares e, essencialmente, o PS.

Como primeiro-ministro, achei-o fraco - os seus governos foram pouco mais que medíocres, e a gestão do PPD mais do que polémica. Deixou o partido em farrapos (pelo meio ainda houve a lideração esquerdista radical de Emídio Guerreiro). E considero que a sua escolha para candidato presidencial - o General Soares Carneiro -, foi desastrosa, devendo ter trido a coragem de se propôr, ele próprio - aí, sim, teria sido a rotura com a subserviência perante os militares, que ele apregoava ter de ser feita.

Endeusado, como acontece a todos os que morrem em condições misteriosas e trágicas, pouco tem sido analisado do seu percurso e do seu pensamento ideológico, bem como das atitudes e medidas que tomou enquanto governante. É pena. Admiro-o, também, pela coragem cívica, designadamente no seu relacionamento com Snu, peloq ue teve de passar, e pelo que teve de ouvir, nomeadamente de figuras do PS como Maria Barroso.

O segundo comentário é sobre Camarate. Já foi proposta a IX Comissão de Inquérito. Mas o que me faz confusão é que seja a AR a determinar se foi acidente ou atentado, e que as votações num e outro sentido tenham sempre (fora uma vez) seguido a maioria de direita (atentado) ou esquerda (acidente) do Parlamento.

Não é às autoridades técnicas e policiais que compete decidir? O que é que a política tem a ver com isso? E a convicção de que é uma coisa ou outra é política? Ou é factual? Vem aí, porventura a IX Comissão. As próximas eleições "decidirão" se foi atentado ou acidente.

Mais valia reflectir serenamente sobre Sá Carneiro e, porventura ainda mais, sobre Adelino Amaro da Costa, um homem corajoso e de pensamento forte, um excelente tribuno (sou desse tempo!) e que tem passado em segundo lugar neste "filme", quando, a haver atentado, seria provavelmente ele o alvo.

2 comentários:

Pat disse...

Embora ainda fosse muito "verdinha" há 28 anos, não sou daquelas que diz "eu ainda não era nascida, não sei" ou "eu ainda era muito nova, não posso opinar". Os meus Pais educaram-me bem, fizeram de mim uma pessoa interessada sobre o que me rodeia, com o "antes", a História.
No entanto, querido Tio, não posso deixar de referir que, em relação a esse periodo, o que me marcou mais e o que me vem à memória é o meu querido Avô Mário. Para mim, mesmo ao fim de 28 anos, foi a maior perda, independentemente da importância que Sá carneiro ou Adelino Amaro da Costa tenham tido para os desígnios deste País.
Hoje, dia 5 de Dezembro, faz 28 anos que o Prof. Dr. Mário Cordeiro, ilustre pediatra, morreu. E, como neta, orgulho-me de ainda encontrar pessoas que se lembram dele e que o elogiam (a ti também :) Mas não posso dizer se não ficas muito convencido eheheheheh)
Beijinho grande.

Mário disse...

Oi, Pat
Pensamentos cruzados.
Estava eu a escrever a Entrada acima e tu a escreveres aqui em baixo - sintonia.
Pois é - um grande Homem. E um grande Pediatra. Um Mestre.

Tanto que ficou para dizer - logo naquela idade em que começava a ter tanto para dizer, e em que a porta se entreabria, devagarinho.

O destino prega partidas destas...