sábado, 2 de janeiro de 2010

luar de Janeiro


Luar de Janeiro não tem parceiro. E a Lua desta noite atesta-o.

Mas neste mês teremos DUAS luas, duas. A próxima no dia 29 de Janeiro. As duas sem parceiro??? Ou luas que acompanham o aumento global da gemelaridade?

PS. por falar nisso, se forem a Évora, recomendo vivamente o restaurante "Luar de Janeiro"!

5 comentários:

Huckleberry Friend disse...

Ora viva e bom 2010 ao autor e leitores deste espaço. A propósito desta entrada ecléctica, deixo a letra de uma canção que nos antecipa o regresso a Lisboa (amanhã, chuif...)

Lua Extravagante (Vitorino)

No crepuscular olhar do tempo
sobre as coisas
Lisboa, já veste as roxas veste
diz adeus aos teus que lá se foram
pele mar fora
de dor faz caminho o viandante

Viandante das ondas que
não deixam de chegar
barquinho atrevido ao cabo mau
de penas se faz a vida vã
dum marinheiro
de amores nasce a Lua extravagante

Oh Lua vê lá dos teus cuidados
com a gente
porque o cabo mau não
quer deixar
que o meu barco volte ao cais
donde parti confiante
Lisboa não pode esperar mais...


E, já agora, um vídeo com uma canção também lunar, vindo do país onde passei muitas noites de Ano Novo. E onde voltarei em Fevereiro, se tudo correr bem.

Virginia disse...

O luar na Praia da Luz é sempre ímpar porque se reflecte nalguns dos pontos que nos são mais queridos nesse local de culto para a nossa família.
Começa na Rocha Negra, depois vai cintilando pela praia, prateando a espuma e a areia molhada, tornando os barcos em pontinhos escuros no meio dum mar imenso, esconde-se atrás da Fortaleza durante uns minutos para que descansemos o olhar e volta a aparecer em todo o seu esplandor, iluminando a prainha e as rochas à volta - tão nossas que uma até tem o meu nome, segundo dizem :)). O auge desta festa argêntea é quando vemos a grande palmeira da nossa Avó em contraluz num mar de prata...nessa altura acredita-se que vivemos numa ilha misteriosa onde todos os sonhos são possíveis. Lentamente o luar vai esmorecendo para lá da Cama da Vaca e do Burgau, mas nessa altura estamos já prontos a adormecer com a visão beatífica dum fenómeno da Natureza que não cessa de nos surpreender.

Mário disse...

Huck - lindo poema.
Virgínia - foi exactamente isso. A descrição não podia ser melhor.

miguel disse...

Da lua: dos seus sortilégios, das sua lendas, não sou grande especialista.

Mecano; Presuntos Implicados; Pedro Guerra. Uma certa pop espanhola ( podê-la-emos chamar assim?).Esses sim. Descobertas minhas, gostos meus que são devedores daqueloutros do Pedro , da Sofia e de "otros muchachos" cheios de alma peninsular, amadores das coisas boas " de nuestros hermanos".

Mário disse...

Miguel: tudo o que venha de Espanha é, até prova em contrário, bom. Aliás, uma das últimas foi o facto de a televisão estatal deixar de ter anúncios, para poder seguir uma linha alternativa à concorrência com as audiências das privadas. Mesmo em plena crise, eles dão cartas. Sou um "aficcionado" de Espanha e de cada uma das suas Regiões e Países.