quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Os Legos fazem anos!



Embora Ole Kirk Christiansen, um carpinteiro de Billund, na Dinamarca, tivesse começado a fazer brinquedos de madeira em 1932 e passado para o plástico em 1940, só a 28 de Janeiro de 1958 é que a Lego, a companhia que criou com um amigo, patenteou as famosas e magníficas peças que se interligam, e com as quais tanto brinquei (e com que os meus filhos brincaram e ainda brincam).

Lego - Leg godt - "brinca bem", em dinamarquês... ou "junto", "associo", em latim.

E se brincámos bem. Talvez o meu melhor "desempenho" com os legos tenha sido a invenção do futebol de lego, que tanto me divertiu em criança (horas e horas e horas a jogar) e que agora me acorda às oito da manhã ao fim-de-semana, quando o Benfica defronta o Manchester, ou o Estrela da Amadora ganha ao Osasuna... os relatos dos meus filhos quase que se assemelham aos do Jorge Perestrelo, e os gritos de "golo! ecoam mais na casa do que um Estádio da Luz à cunha.

O lema da Lego é "kun det bedste er godt nok", ou seja "só o melhor é suficientemente bom". Agora mais sofisticado, mas tendo felizmente, há um par de anos, regressado às peças antigas, simples, que estimulam a criatividade e fazem uso da imaginação das crianças, os Legos são dos nossos melhores companheiros. Hip. hip. Hurra! para eles!

11 comentários:

Elisete disse...

Ainda ontem o meu filho foi passar o fim de tarde a casa de um amigo e eu estava um pouco apreensiva porque este amigo tem uma ps. No entanto, pelas obras de arte que vi quando o fui buscar, parece que passaram uma boa parte do tempo a fazer legos. Confesso que fiquei muito contente. Hip. Hip. Hurra!

marta paixao disse...

E já levou os seus filhos à Legoland, em Billund? Isso é que é uma experiência e tanto!! Sobretudo para quem brincou (ou brinca) intensamente com os legos. As reproduções que eles têm em tamanho grande são fabulosas.
Eu vivi um ano em Billund e, durante a minha estadia lá, tive o privilégio de visitar a Legoland inúmeras vezes. Há uns anos o Nuno e eu fomos vistar a minha família de acolhimento e claro que não pudémos de deixar de ir à Legoland, até porque o Nuno em miúdo vibrava com os legos. Se visse o entusiasmo dele ao visitar o parque... Agora imagine o que será ir com crianças? De aqui a uns anos, quando o Guilherme for mais crescido, vamos levá-lo. Tenho a certeza que ele vai adorar, pois aos 2 anos já é um fã incondicional destas peças mágicas!!!
Obrigada por este post, que me fez lembrar a magnífica experiência de vida que tive em Billund!

Mário disse...

Nunca fui à Legoland - a única coisa que vi foi, há semanas, uma exposição da Lego, na Lourinhã... mas era fraquinha.

Adoro os Legos, e pedagogicamente são excelentes. E o futebol de Lego, uma maravilha! Onze contra onze, com árbitro e tudo - com uma cartolina verde fiz um campo com marcações e as regras são as do original - eles divertem-se que nem... ai, não se pode dizer pretos... e qual consolas, qual carapuça. Só se for para consolar o que perdeu o jogo!

catuxa disse...

É O brinquedo do século XX, sem dúvida, e, por mais que se tente fazer imitações, são "demasiado" imitações (embora mais em conta), não têm a beleza, a resistência e a versatilidade do verdadeiro lego, o tradicional, que não vem feito (agora, há uma versão com tudo feito que não aprecio, nem cumpre o objectivo do lego), de pecinhas pequenas, janelas, portas, vedações, volantes, etc., etc. Felizmente, ainda temos muitos destes, que guardámos de pequenos e podemos continuar a brincar com os nossos filhos.
Também já fui à Legoland, lembrei-me logo disso quando vi o post, é inesquecível para quem gosta de Lego, tem reproduções fantásticas, em movimento. Na altura, tinha também uma exposição deliciosa de casas de bonecas, não sei ainda está.
Vale a pena um salto à Dinamarca, passando pela Legoland, sem dúvida.

Rui disse...

Futebol de Lego!
Desculpem a ignorância, mas como se joga?
1 peça = 1 jogador? há bola?
Gostaria de conhecer um pouco mais.

Su disse...

Futebol da Lego?! Isso existe mesmo ou foram os 4 que fizeram um? Ai que o Diogo vai ficar maluco!

Mário disse...

Futebol de Lego: casa jogador é composto por dois quadrados de lego (4 pinos) - por exemplo, o jogador do Benfica terá um quadrado branco em baixo e um encarnado em cima. O do Belenenses, azul e branco, etc. Os guarda-redes têm três quadrados, bem como o árbitro.
As balizas são feitas de legos maiores, com postes e trave.
De princípio colocam-se os jogadores no campo, dispostos por todo o terreno. As regras são as do futebol.
A bola é um dos pequeninos (1 pino) e o jogo começa.
O jogador é seguro e atira a bola para um companheiro. Se ficar mais próximo dele, continua a jogada, se não, joga o jogador que ficar mais próximo da bola. Depois de jogar é colocado no mesmo local. Se se vai rematar à baliza, há que avisar para o adversário segurar no guarda-redes.
Quando é golo, podem-se alterar as posições dos jogadores.
Muito simples...
Pode-se arranjar uma cartolina verde e desenhar as linhas a branco - fica mais sofisticado, mas mais parecido com o real...

Rui disse...

Muito Obrigado!
Bom fds.

catuxa disse...

Boa ideia. Lembram-se do subúteo? Há uns tempos, comprámos um em segunda mão no e-bay, uma delícia.
Boa bola!

Teresa disse...

Já agora dou também uma dica: vendem-se uns tapetes baratunchos com o campo desenhado que resultam bem. Com os meus netos arranjei várias equipas com jogadores de enfeitar os bolos de anos ( vendem-se embalados nos supermercados) e a bola era uma conta de um colar meu. O computador só servia de ecran para ir marcando o avançar do resultado. Tudo serve para brincar e desenvolver a imaginação !

Mário disse...

Desde que o Benfica ganhe, tudo é permitido (em termos de campo e jogadores, que as regras são para seguir... nem tenham ideias!)