segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

as árvores da João XXI

Foi ontem, na Avenida João XXI em Lisboa, que tive a oportunidade de ver um alinhamento de árvores que, nesta altura do ano, parecem pintadas a ouro.

Li uma vez algures (mas não consegui recuperar a fonte) que eram árvores especiais, muito raras. Se o são ou não, não sei. Mas que cada uma constitui uma obra de arte, disso tenho a certeza.

Vale a pena passar por lá (a pé) e contemplar. Antes que venha a chuva e tudo arraste... até ao ano que vem.

6 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde!
Parece-me uma Ginkgo biloba, que é de origem asiática...é até considerada sagrada no oriente!
Mesmo não sendo uma espécie vegetal que floresça é lindíssima!
Quando passar na Av. João XXI vou verificar.
Até quarta!
Marta Falcão Afonso

Teresa disse...

Admirador de arvores como me parece ser, deve conhecer o Jardim Botanico, em Lisboa.
Eu estive lá hoje, pela 1ª vez em dezenhas de anos que cá vivo, e apesar do frio e da pouca luz, fiquei fascinada com as espécies que ali podemos encontrar. Um grande espaço verde, "escondido" bem no meio da nossa cidade a merecer uma intervenção urgente...
Esperemos que o plano de pormenor que resultar do concurso de ideias a decorrer, contemple uma abertura maior deste espaço à cidade.

Mário disse...

Marta
Ginkgo biloba??? Não é o seu teclado que está em auto-gestão?

Teresa
Conheço mal o Jardim Botânico - andava por lá no primeiro ano da Faculdade porque havia duas cadeiras que eram dadas na Faculdade de Ciências. Mas foi há tanto tempo...
Esperemos que o projecto contemple a ligação ao inefável Parque Mayer.

Há vários jardins em Lisboa, relativamente desconhecidos - o outro Botânico, na Ajuda ou o ex-Colonial, em Belém. Mas voltarei recorrentemente ao assunto das praças, pracetas e jardins.

Vidas de Colégio disse...

E o meu querido Jardim da Estrela? Onde no início dos anos setenta foi recriado o Passeio Público, e a minha mãe, os meus irmãos e eu vestidos à época, e mais cem figurantes, passeámos alegremente uma manhã inteira pelo Jardim da Estrela recriando tempos antigos. Foi dos momentos mais divertidos da minha vida, sentia-me linda! E estava, as fotografias comprovam toda a minha esplenderosa beleza. Carmo

Pedro disse...

Ginkgo biloba:
http://www.xs4all.nl/~kwanten/

Anónimo disse...

Olá!
O meu teclado ainda não está em auto-gestão...acredite que há nomes científicos muito mais "esquisitos" hehehe!
Para mais informação sobre a Ginkgo pode ir a http://pt.wikipedia.org/wiki/Ginkgo
E deixo aqui também este link
http://www.jardimbotanicodajuda.com/ para preparar o seu passeio pelo Jardim Botânico da Ajuda.