Há 28 anos morriam Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, Snu Abecasis e António Patrício de Gouveia, entre outros. Apenas três comentários:

Relativamente a Sá Carneiro, devo dizer que me impressionou a sua figura, especialmente antes do 25 de Abril e no pós-imediato, mas que, ao contrário do que por vezes se quer fazer crer, não foi ele quem liderou a rejeição do modelo PREC+PCP+Conselho da Revolução. Foi Salgado Zenha, Mário Soares e, essencialmente, o PS.
Como primeiro-ministro, achei-o fraco - os seus governos foram pouco mais que medíocres, e a gestão do PPD mais do que polémica. Deixou o partido em farrapos (pelo meio ainda houve a lideração esquerdista radical de Emídio Guerreiro). E considero que a sua escolha para candidato presidencial - o General Soares Carneiro -, foi desastrosa, devendo ter trido a coragem de se propôr, ele próprio - aí, sim, teria sido a rotura com a subserviência perante os militares, que ele apregoava ter de ser feita.
Endeusado, como acontece a todos os que morrem em condições misteriosas e trágicas, pouco tem sido analisado do seu percurso e do seu pensamento ideológico, bem como das atitudes e medidas que tomou enquanto governante. É pena. Admiro-o, também, pela coragem cívica, designadamente no seu relacionamento com Snu, peloq ue teve de passar, e pelo que teve de ouvir, nomeadamente de figuras do PS como Maria Barroso.

O segundo comentário é sobre Camarate. Já foi proposta a IX Comissão de Inquérito. Mas o que me faz confusão é que seja a AR a determinar se foi acidente ou atentado, e que as votações num e outro sentido tenham sempre (fora uma vez) seguido a maioria de direita (atentado) ou esquerda (acidente) do Parlamento.
Não é às autoridades técnicas e policiais que compete decidir? O que é que a política tem a ver com isso? E a convicção de que é uma coisa ou outra é política? Ou é factual? Vem aí, porventura a IX Comissão. As próximas eleições "decidirão" se foi atentado ou acidente.

Mais valia reflectir serenamente sobre Sá Carneiro e, porventura ainda mais, sobre Adelino Amaro da Costa, um homem corajoso e de pensamento forte, um excelente tribuno (sou desse tempo!) e que tem passado em segundo lugar neste "filme", quando, a haver atentado, seria provavelmente ele o alvo.