quinta-feira, 30 de outubro de 2008

"Luizito, já te tenho dito"...

"Eu, o Principe Dom Pedro de Alcantara Luiz Philippe Maria Gastão Miguel Gabriel Raphael Gonzaga de Orleans e Bragança, tendo maduramente reflectido, resolvi renunciar ao direito que pela Constituição do Imperio do Brazil promulgada a 25 de Março de 1824 me compete à Corôa do mesmo Paiz. Declaro pois que por minha muito livre e espontanea vontade d’elle desisto pela presente e renuncio, não só por mim, como por todos e cada um dos meus descendentes, a todo e qualquer direito que a dita Constituição nos confere á Corôa e Throno Brazileiros, o qual passará ás linhas que se seguirem á minha conforme a ordem de successão estabelecida pelo Art. 117. Perante Deus prometto por mim e meus descendentes manter a presente declaração."

Cannes, 30 de Outubro de 1908.


Há cem anos, havia quem reflectisse maduramente. Havia quem renunciasse a altos cargos e se retirasse da vida pública. Ainda não tinha nascido Pedro Santana Lopes.

Sem comentários: