Podem assinar aqui.
Outra vez te revejo - Lisboa e Tejo e tudo -,
Transeunte inútil de ti e de mim,
Estrangeiro aqui como em toda a parte,
Casual na vida como na alma,
Fantasma a errar em salas de recordações,
Ao ruído dos ratos e das tábuas que rangem
No castelo maldito de ter que viver...
(...)
Álvaro de Campos
Fotografia: Mário
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Eu NÃO assino. ( com todo o respeito que me merecem os peticionários)
Li a petição, li a contra-argumentação ( declarações de responsáveis da APL), vi hoje a maquete do projecto, já ouvi dizer que não se conhecem nem o plano e muito menos os pormenores,e ..."last, but not least", estive em Barcelona e achei de uma estética ( quase)agradável a visão do terminal de contentores visto do alto de Montjuich, tudo muito arrumadinho e organizado e um canal por onde não paravam de circular barcos de passageiros, porta-contentores e graneleiros. Tudo isto numa cidade voltada para si , isto é para a cultura, para a diversão, para o comércio e também ( pasme-se) para o mar ( se bem que para uma banheira de águas mornas e salobras)e muito saudável do ponto de vista de fluxos turísticos. Não duvido: o dinheiro que BCN demonstra ter vem dos Gaudi,do Tibidabo,da GranVia, da Barceloneta ms também no facto de ser um porto mediterrânico de altíssima importância ( diz que Tarragona ainda é mais). Ora, 90% do comércio marítimo é transportado em contentores.
Ora o terminal de contentores da cidade catalã está integrado no espaço e na paisagem de maneira que quase não se dá por ele, ou quando se dá, fica-se com boa impressão.E não é por isso que a população deixa de estar virada para as suas águas. Pelo contrário.
Aqui, a zona a intervencionar tem a extensão de 1,5 km ( a frente ribeirinha entre a Praça do Comércio e Belém é de 8 km) e , sendo um local onde costumo correr , é uma zona muito pouco aproveitada pelos lisboetas.
Resumindo e concluíndo:acho que a elite lisboeta é de um "bota-abaixo" que até mete impressão.
Lembram-se do funicular para o Castelo de São Jorge?.Porque não? Barcelona é só funiculares.Com os resultados qu estão à vista.
Também comcordo , Miguel, com uma apreciação objectiva e menos lírica das coisas. Nada tenho a ver com Lx hoje em dia e felizmente o porto de Lixões em nada interfere com a Foz ou a cidade do Porto, a não ser economicamente, mas gosto de lá passar e ver a azáfama do porto, os barcos atracados e os contentores, que até se vêem dos aviões quando vamos aterrar.
Os lisboetas têm tantos espaços de lazer - Monsanto com a sua vista magnífica está tão mal aproveitado, aqui o Parque da Cidade é um autêntico Hyde park, familiar, sem perigos, vigiado, q. b.
Não assino nada porque não sou eu que lá vivo...mas boa sorte para quem quiser dar a volta ao projecto.
Rectifico : porto de Leixões ( nada tem a ver com lixo, pelo contrário vai no topo do campeonato...:)))
Miguel: a questão da petição é simplesmente se assuntos deste calibre, que vão - para bem ou mal - modificar irreversivelmente o perfil de uma cidade, não deveriam ser debatidos e se o Tejo não deveria ser administrado em conjunto com a CML, o governo e a AGPL (e até outras entidades).
Se não fosse o artigo no Miguel Sousa Tavares no Expresso, ninguém sabia de nada. E desculpa mas acho estranho que o governo adjudique sem concurso público internacional a uma empresa do Jorge Coelho, e também que o Antónioo Costa diga que é contra mas não se manifeste e deixe esse papel para a Helena Roseta que, felizmente, mostra o que é ser independente e livre.
Antes de saber se vai ser bom ou mau, convinha saber o que é que se vai fazer.
Este "por debaixo do pano", como canta o Ney Matogrosso, é que é de denunciar - e a petição pede apenas isso: que se páre par pensar.
Já viste a OTA? Se não tem sido a pressão era um dado adquirido e em qualquer outro lado "jamé". Mas afinal, o aeroporto vai ser construído em Alcochete.
Curioso também é a enorme ligação do Jorge Coelho à região de Santarém/Ota em termos de terrenos... Ele há coincidências...
Enviar um comentário