quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Trafalgar - 200 anos...


Turner - A Batalha de Trafalgar

Dois séculos certinhos. Almirante Nelson - o herói. No dia 21 de Outubro de 1808.
Ingleses contra uma aliança franco-espanhola. Napoleão à espera do resultado.

Quando os 33 navios da aliança bonapártica estavam a sair da costa espanhola, com rumo a Itália, depararam-se com os 27 navios britânicos.
"A Inglaterra só espera que cada homem cumpra o seu dever!" - e apenas em cinco horas 19 barcos espanhóis e franceses foram destruídos, sem perdas materiais para os ingleses mas com a morte ou ferimentos de 1500 marinheiros. Quando as coisas estavam no seu auge, Nelson foi atingido no tórax e morreu em 30 minutos. "Morro satisfeito. Graças a Deus cumpri o meu dever!". E graças ao Almirante (aqui para nós, ligeiramente obcecado com a noção de "dever"), Napoleão ficou sem meios para invadir Inglaterra.

Em Trafalgar Square, lá está a enorme coluna com a estátua de Nelson. E os lagos onde, na passagem do ano ou em dia de vitória da selecção inglesa, os londrinos mergulham, curtem bebedeiras e dão largas à alegria.

PS: e a Maria Albertina, se tivesse outro filho, chamava-lhe Nelson!

3 comentários:

Anónimo disse...

¿Causa de que en España no sea frecuente el nombre "Nelson"?

Huckleberry Friend disse...

Ainda me lembro da primeira vez que o vi, no alto da coluna... e depois no Madame Tussaud! Beijos.

PS: Deixei-lhe uma coisa aqui. Veja, sem falta!

Virginia disse...

Se vierem ao Poooooerto, vêem na rotunda da Boavista, a estátua das guerras ibéricas. O leão por cima da águia ( não me perguntem o que fazem!!!:)))). Ingleses vencem franceses...sempre!!!

Não sei como é que se explica o fenómeno Arsenal, com o Arséne Venger à cabeça duma equipa inglesa ( que tem tudo menos ingleses, pudera...).